segunda-feira, 20 de setembro de 2010

A Evolução da Educação

Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...

Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:

1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda. Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(
)R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00. Está certo?
(
)SIM ( ) NÃO

6. Ensino de matemática em 2010:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(
)R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
(
)R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00

E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.

- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:


"Todo mundo está 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"



Pior do que isso é ter de continuar ouvindo que o Brasil é o País do futuro. É
brincadeira!!!

3 comentários:

  1. Pena que pelo texto não percebemos uma evolução gradual da qualidade educacional de nossa sociedade. É com muita tristeza que vivenciamos esse quadro deplorativo no campo educacional. A pergunta a ser feita é: porque estamos assim?, o que tem nos levado a esses resultados? Como melhorar nossos índices educacionais?
    Perguntas como essas deveriam ser mais discutidas, pois pelo que vemos, esses problemas estão cada dia mais próximos, fazendo com que nossos alunos não aprendam. Precisamos de políticas públicas mais eficazes e eficientes, onde a meritocracia seja meta para avaliar os resultados obtidos, e, acima de tudo que essas políticas tenham um gestão educacional mais comprometida com mudanças nos paradigmas e dogmas da sociedade. Afinal estamos no século XXI e não mais na Idade Média para termos pensamentos tão provincianos como o que se vislumbra no campo educacional.

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  2. Prof. Mauro, não precisamos somente de políticas públicas, mas, sim, de posturas, mudanças no nosso modo de pensar e agir. É plausível o seu comentário, porém, é necessário observar que falta em nós educadores uma postura mais responsável, onde a falta de compromisso nos impedem de construir uma ação emancipatória da educação. Por isso, a educação deve ser vista como um instrumento de libertação. Ou seja, o processo educativo não consiste num mero somatório de notas.

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  3. Caro Júnior, sua reflexão é salutar. Realmente é preciso que nós professores possamos mudar nossas posturas diante de tantos problemas.
    Que esse processo seja mais curto, pois está muito demorado.E que muitos de nossos colegas possam entender que essa profissão é muito delicada,pois trabalha com o que há de mais sublime: o conhecimento.

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