sexta-feira, 5 de novembro de 2010

História e origem do azeite

O uso do azeite é milenar, entretanto não se sabe com exatidão a sua origem. Ao lado da Videira, a Oliveira foi uma das primeiras arvores a ser cultivada há mais de 5.000 anos no Mediterrâneo Oriental e Ásia Menor.

A palavra azeite provém do vocábulo árabe "Az-zait" que significa sumo de azeitona. Os fenícios, sírios e armênios foram os primeiros povos a consumi-lo, cabendo aos gregos e romanos levá-lo para a Europa e o Ocidente, permanecendo por séculos restrito aos povos do Mediterrâneo.

No século XVI os espanhóis introduziram o azeite no Peru, Chile e México e no século XVIII nos EUA.
Através do site da Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira - OLIVA saiba mais sobre esse óleo tão importante para a saúde de todos nós. Saiba mais também na Wikipédia.
"O código de Hamurabi já regulamentava o comércio do azeite a cerca de quatro mil anos atrás; e já se comercializava o óleo há três mil anos no Egito.

A oliveira representava símbolo de paz e sabedoria. Por isso, Sólon (639- 559 a.C.), um dos sete sábios da Grécia antiga, introduziu a primeira lei de proteção à oliveira, que proibia o corte da árvore e a exportação de qualquer produto agrícola que não fosse o azeite, além criar de regras para o plantio.

No império romano o produto era extraído de azeitonas ainda verdes, o de maior qualidade.A olivicultura se concentrou na região Mediterrânea, com clima mais propício. Oliveiras se espalharam pela Itália, com grande auxílio da família Médici, que cedeu terras para o governo, na Toscana, com intuito de transformá-las em olivais ou vinhedos.

A cultura árabe teve influência fundamental no cultivo da oliveira.
O azeite passou por diversos estudos, adaptações, novas técnicas de poda, prensagem, mecanização da colheita e outros, melhorando assim sua qualidade e alcançando o status que possui hoje".

Um comentário:

  1. Tudo o que está a nossa volta é história. Por isso, é essencial que o homem não se distancie do conhecimento, isto é, da ciência. Pois, a partir do conhecimento nós teremos a possibilidade de avançar para uma sociedade mais justa e um mundo melhor.

    ResponderExcluir