"(...) a memória não é a história, mas um dos seus objetos e simultaneamente um nível elementar de elaboração histórica"(Jacques Le Goff).
As turmas do 9º Ano Único e o 8º "B" assistiram ao filme Narradores de Javé (2003):
Objetivos :
1 - Evidenciar a importância da utilização de fontes como a memória e a história oral na construção do conhecimento histórico.
2 - Verificar como a memória e a história oral podem contribuir na construção da identidade de um povo.
Sinopse
A pequena cidade de Javé será submersa pelas águas de uma represa. Seus moradores não serão indenizados e não foram sequer notificados porque não possuem registros nem documentos das terras. Inconformados, descobrem que o local poderia ser preservado se tivesse um patrimônio histórico de valor comprovado em "documento científico". Decidem então escrever a história da cidade - mas poucos sabem ler e só um morador, o carteiro, sabe escrever. Depois disso, o que se vê é uma tremenda confusão, pois todos procuram Antônio Biá, o "autor" da obra de cunho histórico, para acrescentar algumas linhas e ter o seu nome citado. (Fonte: Wikipéia)Objetivos :
1 - Evidenciar a importância da utilização de fontes como a memória e a história oral na construção do conhecimento histórico.
2 - Verificar como a memória e a história oral podem contribuir na construção da identidade de um povo.
Categoria: Drama
Local: Chapada Diamantina - Gameleira da Lapa, Margem do São Francisco-BA
Duração: 85 min.
O filme nos possibilitou um questionamento acerca do conceito de memória, identidade e preservação do patrimônio cultural (histórico, arquitetônico, imaterial etc), sempre dialogando com a História. Durante o momento da projeção, foi possível os alunos observarem que cada habitante de Javé tem a sua visão particular da história, modelada por suas origens sociais, étnicas, e pelas próprias fantasias, individuais, inerentes ao ser humano.
Contudo, Narradores de Javé discute questões ligadas à memoria histórica e suas "verdades", flutuando entre as tradições oral e escrita. Trata-se, aqui, de um deslizamento em direção as interpretações especialmente de um mundo simbólico formando núcleos de resistências, onde a comunidade (ou cidade) ganha vida com seu próprio movimento.
Componente curricular: História
Prof. Lima Júnior...
Alunos do 9º e 8º Ano "B" |
Componente curricular: História
Público alvo: alunos do 9º e 8º Ano "B"
Tempo de duração: 3 aulas (com questionamentos)
Prof. Lima Júnior...
Caro Jr,
ResponderExcluirTrabalhos como esse são muito importantes do ponto vista historiográfico, pois situa os alunos no tempo e no espaço, trazendo o contexto histórico do vídeo aos dias atuais, fazendo-os perceber que nosso tempo de hoje é fruto do que vivemos no passado e o nosso fututo é produto incondicional do presente.
Parabéns!
Muito interessante essa sua aula Junior!
ResponderExcluirTenho certeza que os alunos jamais se esquecerão da História de Javé. Aulas como essa que sei que você elabora com muito carinho torna-se muito prazerosa para os alunos.
Parabéns e sucesso sempre!!!!