quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Em busca do ethos!

Sakineh Mohammadi Ashtiani

Apesar do processo de industrialização e do avanço da ciência, crenças e práticas culturais tem influenciado as exigências de ordem prática, ética ou moral da vida humana. 
A partir desse pressuposto, é necessário observar que “a cultura promove a sua própria ordenação ao estabelecer normas e regras de conduta que devem ser observadas por cada um de seus membros” (Wikipédia).
Aqui, cabe lembrar o caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, que foi condenada à morte (apedrejamento) por ter cometido adultério (crime grave no Irã).  Será que não podemos ter a liberdade de escolher, de possuir um modo de ser, de agir e pensar diferente daquilo que é imposto pelos padrões culturais? Qual o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade? É aquele que oprime ou liberta?
Assim, é preciso estabelecer um processo de encontros, de inter-relações entre os indivíduos, onde a ética e a moral nos motive ou nos proporcione uma abertura para uma melhor convivência. Que não sejamos “fundamentalistas” a ponto de se curvar a obediência das normas, dos tabus, dos costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos que entravam o nosso modo de pensar e agir em sociedade.
Portanto, os crimes de tortura, assassinato, apedrejamento, enfim, as punições severas sejam classificadas como “bestiais”, ou seja, brutais, estúpidas, feias, repugnantes. Não cabe a nós, legitimar e estimular a barbárie ou os maus-tratos aplicados a grupos humanos, nem tão pouco criarmos  a “ética da dominação humana”.
O caso de Sakineh reforça a submissão, a sujeição, a obediência e a dominação da mulher iraniana ao homem.  Contudo, o desrespeito aos direitos humanos no Irã tem sido criticado tanto pelos próprios iranianos, quanto por ativistas internacionais de direitos humanos, escritores, artistas, intelectuais e ONGs.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), adotada em 10 de dezembro de 1948, estabelece em seu Artigo 1º que:

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade”.

Embora tenham partido pela necessidade de legitimação e manutenção do mando, os homens, no Irã, movidos pela cultura (religião), ampliaram e aceleraram a dominação, selecionando os indivíduos e orientando sua conduta. Assim, não é possível ver a liberdade de pensamento e de expressão, e a igualdade perante a lei.
            Apropriadas por visões preconceituosas que ajudam a perpetuar conservadorismos e discriminações infundadas, é o que tem feito os países árabes em relação às mulheres. Porém, cabe a nós insuflar a vida na palavra, e não excluir às mulheres o direito da liberdade plena sem amarras ou preconceitos.


Por Lima Júnior...

Um comentário:

  1. Caro Júnior, como sempre traz em seus textos reflexões profundas acerca da dignidade humana e da capacidade de respeitarmos as pessoas e suas culturas. Vivemos em uma sociedade dita avançada mais que ainda caminha a passos de tartaruga em quesitos como o relatado no texto. Se somos tão evoluídos, porque temos a dificuldade de respeitar, entender, aceitar que todos nós temos o dereito de escolher o que é melhor para nossas vidas? Chega dessa intolerância, desse preconceito arcáico. Vevemos em um Estado laico, e, isso nos garante o livre arbítrio. Temos que nos unir e lutar contra toda a forma de intilerância, seja ela de órdem política, religiosa, de gênero, racial. Somos muito mais do que o que pensamos. Somos efetivamente aquilo que exercemos na prática cotidiana. Atitudes justas e sensatas são o caminho para um mundo mais justo e igual para todos os povos. Parabéns pelo texto. Sempre muito coerente. Valeu!

    ResponderExcluir