Devemos entender jogo como uma atividade que obedece ao impulso mais profundo e básico da essência animal, sendo considerado como um comportamento primário na espécie humana (SCHWARTZ, 2004). Esta atividade tem inicio na vida com os mais elementares movimentos (FREUD, 1923), evoluindo até dominar a enorme complexidade do corpo humano.
Segundo Piaget, os primeiros jogos com os quais a criança tem contato são os chamados jogos de exercício. A transição dos jogos de exercícios para os simbólicos marca o inicio de percepção de representações exteriores e a reprodução de um esquema sensório-motor. Pode-se dizer que o jogo simbólico exercita a imaginação.
Leia mais clicando aqui.
O xadrez além de lúdico e divertido é um instrumento educativo. Pois, possibilita ao aluno ter disciplina, autoestima, autocontrole, tolerância etc. Assim sendo, o xadrez torna possível ao aluno um melhor desenvolvimento cognitivo.
ResponderExcluirAcredito que a intorudução do xadrez na educação é algo bastante positivo, pois o jogo procura despertar no aluno o raciocínio lógico e rápido, auto-controle, atenção e o desenvolvimento de estratégias de ataque e defesa para vencer o oponente. Esses elementos são indispensáveis a uma boa educação e apredizagem.
ResponderExcluirEssas práticas educativas são inovadoras e possuem a capacidade de desenvolver a auto-estima, algo que buscamos todos os dias no processo ensino-aprendizagem.