sábado, 9 de outubro de 2010

Visita ao Museu do Sertão

Profº Benedito dando uma aula sobre o homem do campo e o sertão. 

Trator de Tração Animal fabricado na Alemanha.

Frei Damião


Utensilios utilisados na fabricação de bebidas alcoólicas
O Museu do Sertão, que está instalado na Fazenda Rancho Verde, às margens da estrada de Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró, é considerado o único do gênero em todo o país.
O espaço abriga oito galpões com objetos dos mais variados, como panelas de barro, máquina de cortar cabelo usada pelos barbeiros, fogão de barro, potes de água, além do setor produtivo, como alambiques, casa de farinha e de cera de carnaúba.
O espaço foi idealizado e construído pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes, uma das maiores autoridades no estudo das condições naturais e humanas da região.

3 comentários:

  1. Muito legal o Museu do Sertão. Esse é um lugar rico por natureza de conhecimento historiográfico não só do Nordeste, mais também de grande parte de nosso país. Iniciativas como essas nos fazem perceber que a atividade educativa ocorre em qualquer espaço, tempo, contexto, de acordo com a forma como é pensada e aplicada, e, acima de tudo pela motivação e importância que damos a sua aplicação no sentido mais amplo do processo ensino-aprendizagem. Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  2. Atitude como essa só reforça o processo de ensino-aprendizagem. Onde o aluno deve ser sujeito histórico e social. Por isso, entendo que a criatura humana é o percurso do homem primitivo ao homem moderno, isto é, o caminho da animalidade até a racionalidade. Como bem observou, o "velho" Karl Marx: "O princípio da especulação filosófica é o espiríto livre e audaz". Então, meus caros alunos sejam audaciosos e ousados. Pois, tudo isso é muito bom e valioso. Só o conhecimento nos liberta. Pense nisso!!!

    ResponderExcluir
  3. http://blogdomendesemendes.blogspot.com
    Cangaço

    ResponderExcluir