domingo, 10 de abril de 2011

Da sala de aula para o blog: Ampulheta


Os fenícios, povo que viveu em terras do atual Líbano por volta do ano 1000 a.C., descobriram o segredo da fabricação do vidro. Os antigos egipcios tiveram a ideia de medir o tempo utilizando vidro e areia, e criaram um aparelho, que os romanos antigos denominaram ampulla, que quer dizer “redoma”. Esse aparelho, que é usado ainda hoje, é conhecido em português como ampulheta ou relógio de areia.

A ampulheta é um dos meios mais antigos de medir o tempo e é constituída por duas redomas que se comunicam por um orifício através do qual a areia contida na redoma superior passa para a inferior. A passagem de toda a areia corresponde a um tempo-base predeterminado. Depois, basta inverter a posição da ampulheta para que o processo volte a ocorrer.

Eram frequentemente utilizadas em navios (onde se usavam ampulhetas de meia hora), em igrejas e, no início da utilização do telefone, servia, em alguns locais, para contar o tempo despendido numa chamada (no Norte de Portugal, por exemplo, esta prática era comum em algumas casas comerciais).

Ela foi empregada especialmente quando se tratava de medições de curta duração, uma vez que sua pouca precisão não permitia observações de maior amplitude. Tinha, no entanto, características importantes e valiosas: era facilmente transportável e seu manejo muito simples, podendo ser usada em qualquer lugar com muita comodidade.

Ao estudarmos o conteúdo “Tempo e História” nas aulas da 5ª série, foi possível conhecer as mais variadas formas de medir o tempo em diferentes épocas, como o relógio de sol, a clepsidra (relógio de água), a ampulheta e relógios mecânicos, elétricos e eletrônicos.

E para se ter uma ideia mais clara do funcionamento de um dos tipos de instrumentos antigos de medição do tempo, foi confeccionda uma ampulheta para, então, observar na prática o seu funcionamento.

Os materiais necessários para fazer uma ampulheta são muito simples: areia, peneira, 2 garrafinhas PET e duas tampas, folha de papel, fita adesiva, prego e martelo.

No site http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/887052-experimente-fazer-uma-ampulheta-com-garrafa-pet.shtml, encontram-se todas as etapas para construir a sua ampulheta:

Passo 1
Peneire a areia sobre a folha de papel.

Passo 2
Despeje a areia peneirada em uma das garrafinhas.
Passo 3
Com fita adesiva, junte as duas tampinhas, uma de costas para a outra.

Passo 4
Fure as tampinhas usando prego e martelo (peça a ajuda de um adulto). O furo deve atravessar as duas tampinhas.
Passo 5
Encaixe uma garrafa em cada tampinha.
Está pronta a sua ampulheta!
Os alunos da 5ª série 1 e 5ª série 4 da EEB Teófilo Nolasco de Almeida (de 2010) se empenharam bastante na confecção da sua ampulheta, pois cada um queria ter a sua para brincar e contar o tempo. Veja nas fotos:
 
 
 
 
 
 
 
Fonte:
ADAS, Melhem. Noções básicas de Geografia. São Paulo: Moderna. 2006, p. 104.

Um comentário:

  1. Prezado Professor José Lima.
    Excelente está experiencia realizada pelo Professor Josimar. Deste modo as crianças entenderam como era medido o tempo na antiguidade e compreenderam a importancia do estudo de História no presente, pois por meio dele entendemos as nossas origens como civilização.
    Saudações cordiais,
    Leandro CHH

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