terça-feira, 19 de abril de 2011

19 de abril: Dia do Índio


Às lutas do povo brasileiro teve início com o índio contra o invasor europeu. A cultua indígena foi desarticulada em nome da ideologia e da geopolítica das classes dominantes, fundamentada nos princípios mercantilista do século XVI.

Sob a luz espiritual da cristandade, a Igreja Católica facilitou a colonização europeia servindo o índio ao opressor. Explicada pela visão dos vencedores, a colonização se fez necessária uma vez que, os primeiros brasileiros representavam o atraso. A ideologia dominante justificou o extermínio dos índios e a ocupação de suas terras "como necessário para o progresso do Brasil", enfatiza Júlio José Chiavenato.

Com a chega dos navegantes d'além-mar, desencadeia-se "uma guerra biológica implacável". Com isso, vinheram as enfermidades ( à bexiga, á coqueluche, à tuberculose, o sarampo etc) trazidas pelo homem branco que se transformaram em "pestes mortais", bem como às "guerras de extermínio e da escravização" provocando, assim, a dizimação ou o "extermínio genocída e etnocída" dos grupos indígenas. Assim sendo, o plano de colonização foi no dizer de Darcy Ribeiro: "Um somatório de violência mortal, de intolerância, prepotência e ganância". À guerra de extermínio provocou a eliminação de vários povos. Visando universalizar a Igreja cristã no Novo Mundo (na América Portuguesa), era necessário, segundo o projeto católico da época, converter os índios pagãos em cristãos dementes, adoradores de Deus.

Os gentios eram vistos como animais ferozes e praticantes da antropofagia. Para os índios, a antropofagia é vista como um rito mágico. Acreditavam que "comendo dos músculos de um lutador adquiria sua força ou comendo os pés de um bom corredor adquiria sua velocidade".

Antes da invasão dos europeus, eram cerca de 5 milhões de índios, hoje só restam aproximadamente 350 mil indígenas, submetidos ao jugo do homem branco. É sintomático, que uma historiografia servil ao poder, sem uma visão crítica dos fatos enalteça e glorifique os bandeirantes como heróis nacionais.
 
Antes da chegada dos invasores portugueses as terras brasileiras, os números relatios aos índios que aqui viviam eram cerca de 5 milhões de nativos. Hoje, esse número não ultrapassa de 330 mil índios. É visível, a situação de miséria e abandono em que vivem os índios no campo ou nas cidades. Fora do convívio tribal, eles passam a ingressar a fileira dos marginalizados e excluídos e passam a fazer parte da camada social mais pobre do país.

Em síntese, a miopia colonizadora e a visão tradicional de alguns historiadores não foram capazes de apreender o processo de desenvolvimento social do ser humano, isto é, explicar o papel das três "raças" como agentes do contexto histórico. Enquanto não reconhecer como grupos humanos (etnicos), que se tente resgatar verdadeira historicidade. Assim, as lutas do povo brasileiro tem importância ímpar na história do Brasil.

Por Lima Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário