sábado, 30 de outubro de 2010

Extra regência - Mostra cultural 2010


Hoje pela manhã nos reunimos na E.M. Monsenhor Mota para planejarmos a Mostra Cultural 2010.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

2ª Maratona de Matemática

De 27/10 a 04/12 os aluno do 6º ao 9º ano participam da 2ª Maratona de matemática da nossa escola. Todos os participantes receberão certificados. Os três melhores de cada turno receberão troféus e o vencedor geral da maratona receberá um computador. A Maratona de matemática é um projeto do professor Hugo Arnaud com a participação do professor Alciomar Lopes.

Prazer e lazer: Duas facetas do processo de ensinar e aprender

Mangue
Quando pensei o Projeto Trilha e Conhecimento, vislumbrei uma metodologia que pudesse combinar prazer, lazer e construção de um conhecimento mais significativo, pois uma coisa é ouvir falar, visualizar fotos, textos, outra é participar, vivenciar, conhecer in loco a realidade, os ecossistemas. Por ser a geografia uma ciência que busca a compreensão do espaço, suas transformações e de sua essência a partir do locus das relações entre homem e meio, tenho a convicção de que esse projeto tem contribuído para que nossos alunos possam ter acesso a diferentes espaços, a conhecimentos mais amplos, enfim, a uma gama de elementos que contribuirão para uma formação pessoal e profissional no futuro.
Passarela sobre o mangue
Me sinto muito feliz por contribuir com a possibilidade de proporcionar momentos como esse a nossa escola e principalmente a nossos alunos, público que é o propósito de nossa ação pedagógica. Não poderia deixar também de agradecer a equipe da escola em toda a sua plenitude, pois apesar dos percalços sempre tem contribuído para que essas ações possam dar certo. Ao ver os relatos dos alunos, mostrando suas percepções, posso dizer que sim, é possível sim, desenvolver uma educação ampla, libertadora, passível de análise e consonante com os preceitos mais modernos de ser humano. Citando Paulo Freire, peço licença para poder dizer: " Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino". Garantir a educação de forma a instigar a curiosidade é a maneira pela qual nós professores podemos alavancar os resultados, as relações afetivas e acima de tudo a efervescência do conhecimento.

Aula de Campo na Estação Ambiental Mangue Pequeno em Icapuí - CE - Relato I

Sede da estação
Quando chegamos lá vimos uma casa totalmente de madeira que é a estação ambiental mangue pequeno, onde iríamos assistir uma palestra. Depois nós fomos ver os tipos de mangue, os animais e saber um pouco sobre o trabalho dos fundadores que trabalham nessa instituição. O guia nos levou a uma passarela, que entra no meio do mangue, e, no final dela dava para ver o mar longe, as aves voando, etc. No meio da palestra, passou um homem na praia seca para ver se não tinha nenhum peixe-boi, ou outro animal encalhado. No Brasil existem 200 paixes-boi, e em Icapuí existem 50. Quando terminou fomos para a casa de madeira, lá assistimos um vídeo que mostrava o trabalho da fundação e também das crianças que participam do projeto. Elas tem oficinas de artes, aulas de informática, tocam flauta e outras coisas mais.
Passarela sobre o mangue
O guia nos mostrou na tela outras pessoas que também participam do projeto e cuidam da praia, dos mangues e também da educação das crianças. Essa fundação está de parabéns, quando mais cuidam da natureza, maior é o desenvolvimento deles. Parabéns também ao guia Anderson, por ter nos explicado e mostrado todas aquelas informações. No final houve um sorteio de um livro que falava sobre o projeto e sobre a água. Lanchamos e viemos embora. Nota 10 para eles.


Por: Rayane Evellim (9º ano "U")

Aula de Campo na Estação Ambiental Mangue Pequeno em Icapuí - CE - Relato II

Mangue

A viagem foi boa, fomos a passarela para podermos entrar no mangue e ver os animais e o todo o ecossistema. O guia Anderson explicou que a vegetação está sendo recuperada a partir do replantio, pois esse ambiente é importante para os peixes que vem desovar. Podemos ver também o mar, caranguejos, siris, os currais que são cercados dentro do mar onde
Estufa para preparação das mudas
os pescadores pegam peixe. Anderson também falou que na região também aparecem peixes-boi. Os mangues só podem nascer onde existe
água doce e o subsolo do manguezal é rico em água doce. Várias pessoas visitam a estação ambiental mangue pequeno como: da Angola, de países europeus, Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai. Esse projeto é patrocinado pela Petrobrás.


Por: Maria Lígia (8º ano "B")

Aula de Campo na Estação Ambiental Mangue Pequeno em Icapuí - CE - Relato III

Saco plástico jogado no mangue.
O passeio que a Escola Genildo Miranda proporcionou aos seus alunos não foi só um simples passeio, foi uma forma de nos mostrar como respeitar e preservar o meio ambiente, pois as coisas que vimos e aprendemos, fez-nos criar uma mentalidade mais aberta para nosso desenvolvimento como alunos e como futuro cidadãos. Eu e meus colegas não tínhamos a mínima ideia de como era o habitat do mangue. Mais graças a essa experiência podemos compreender melhor isso, e, que o meioambiente não é só uma forma de nos beneficiar, é também um meio que proporciona vida a muitos animais e plantas. Gostei muito quando soube que várias crianças vinham à praia fazer atividades educativas como: tirar o lixo que fica jogado na praia, participar de aula de música, tocar flauta, cuidar de plantas e várias outras atividades educativas. Hoje me sinto muito feliz por ter esse privilégio de ter conhecido e aprendido várias coisas que vão me fazer bem no futuro.
Por: Francisco Igor dos Santos (8º ano "A")

Aula de Campo na Estação Ambiental Mangue Pequeno em Icapuí - CE - Relato IV

Passarela que dá acesso ao mirante
Para podermos entrar no mangue precisamos passar por uma passarela feita de madeira, toda legalizada e muito linda. Essa passarela foi construída para que os deficientes físicos e outras pessoas com outras dificuldades possam ter acesso ao mangue. No litoral de Icapui vivem 50 paixes-boi de um total de 200 que estão espalhados pelo Brasil. Perguntei se eles vivem onde existe gelo e o guia me respondeu que não. Eles vivem onde existe água doce para eles beberem. As vezes
Fiscal à procura de peixe-boi encalhado
eles encalham devido a praia está seca e se alimentam de capim agulha.O projeto de olho na água foi criado para alertar as pessoas para a conscientizar de que devemos economizar água, porque ela é muito importante para nós, pois daqui a 50 ou 60 anos algumas cidades estarão passando por falta de água.

Por: Larissa (6º ano "B")

Aula de Campo na Estação Ambiental Mangue Pequeno em Icapuí - CE - Relato V

A viagem foi muito legal. Fomos visitar a Fundação Brasil Cidadão o Projeto de Olho na Água. Passamos na passarela, que foi feita para atender pessoas com deficiências. Lá podemos observar animais e as plantas como o mangue. O mangue possui uma quantidade de sal muito grande em suas folhas, por isso as vezes elas ficam um pouco brilhantes. Lá tem caranguejo, siri, garça, peixe-boi e uma praia muito bonita. Aprendi que em todo o Brasil só existem 200 peixes-boi e em Icapuí existem 50 deles. Esses animais são muito frágeis, pois passam por uma gestação de 13 meses, e, cada filhote nasce de quatro em quatro anos. Assistimos a um vídeo onde falava sobre o projeto e a estação ambiental. Essa estação é feita de madeira que é de reflorestamento.
Gostei muito da viagem. Espero que tenham outras.


Por: Antônia Andreza Lopes de Lucena (6º ano "A").

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

A GEOGRAFIA DO VESTIBULAR

*Mauro Alexandrino Marciel da Costa

Quando se fala em vestibular, os alunos já começam a imaginar como eles enfrentarão essa etapa, uma vez que muitos nem estão preparados para o que virá pela frente. Uma tarefa bastante complicada nessa fase é a descoberta de sua preferência, ou seja, para que curso prestar vestibular. Falaremos especificamente neste texto da aplicação da geografia nos vestibulares.

Há algum tempo atrás os cursinhos e as escolas de Ensino Médio trabalhavam seus alunos numa perspectiva de que as provas de geografia seriam mais um conjunto de informações que se assimiladas poderiam facilitar a vida dos vestibulandos. Essa concepção perdurou por um longo tempo em que as questões traziam pouco enunciado e muita informação parecida, e, aqueles que não estivessem afiados errariam, pois as informações eram decoradas e não permitiam uma leitura mais profunda das questões.

Atualmente os vestibulares têm trago provas de geografia em uma outra perspectiva, a de que os alunos têm que dominar conceitos básicos da disciplina, mais acima de tudo devem interpretar o enunciado e raciocinar mais profundamente para poder encontrar uma resposta. Podemos comparar questões de cinco anos atrás com as atuais e traçar um perfil das mudanças que estamos falando.

Uma das questões de geografia do vestibular de uma universidade pública no ano de 2003 diz o seguinte: São exemplos de cidades comerciais do Nordeste: A) Natal, Salvador e Recife; b) Aracajú, Itabuna e Penedo; c) Campina Grande, Feira de Santana e Caruaru; d) Mossoró, Maceió e Fortaleza; e) Olinda, Natal e Fortaleza. Percebe-se que essa questão requer pouca leitura e interpretação, uma vez que traz informações secas, ou seja, informações que se não assimiladas anteriormente farão com que o aluno que presta vestibular possivelmente venha a errar. O próprio enunciado é bastante curto e direto.

Outra questão mais recente do ano de 2008 diz: “A mundialização do capitalismo, por conseguinte, é um fenômeno novo na economia. Segundo Ricardo Petrella, ele é formado por um conjunto de processos que possibilitam produzir, distribuir e consumir bens e serviços”. São exemplos dos referidos processos no trecho anterior , EXCETO: a) Mecanismos de valorização dos meios de produção e que sejam organizados em bases mundiais, como as patentes; b) Normas e padrões mundiais para mercados mundiais regulamentados ou em regulamentação; c) Fácil identificação de territorialidade cultural local em virtude das inúmeras inter-relações e integrações mundiais; d) Criação de organizações em bases mundiais com uma cultura de organização que seja aberta e tenha como meta uma estratégia mundial. Essa questão aponta no enunciado um conceito e para resolvê-la o aluno deve interpretá-la, além de utilizar os conhecimentos adquiridos na disciplina, procurando a resposta que satisfaça a questão. Bem diferente da primeira, a questão posterior não é seca, agrega um conjunto de informações e de conhecimentos que visam ser interpretados e entendidos para a obtenção da resposta.

Bem a geografia nos vestibulares vem sendo trabalhada de outra forma; bem mais didática e questionadora. Portanto estejamos alerta para cobrar das instituições de ensino as mudanças necessárias para um bom aproveitamento dos vestibulandos e a ampliação do conhecimento discutido na geografia e nas várias disciplinas.

Referências Bibliográficas - Questões Apontadas

LUCCI, Elian Álibi. Geografia: homem e espaço. São Paulo: Saraiva, 2000. Caderno de Atividades.

OLIVEIRA, A.U. de. Apud ROSS, J. L S. Geografia do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998, p.246.

* Mauro Alexandrino Marciel da Costa é Licenciado em Geografia e Especialista em Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, professor efetivo da Prefeitura Municipal de Mossoró, do Governo do Estado do Rio Grande do Norte e da Faculdade do Vale do Jaguaribe – FVJ.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Feliz dia dos Professores

Ser professor é…
Ser professor é professar a fé
e a certeza de que tudo
terá valido a pena se o aluno  sentir-se feliz
pelo que aprendeu com você
e pelo que ele lhe ensinou…

Ser professor é consumir horas e horas
pensando em cada detalhe daquela aula que,
mesmo ocorrendo todos os dias,
a cada dia é única e original…

Ser professor é entrar cansado numa sala de aula e,
diante da reação da turma, transformar o cansaço numa
aventura maravilhosa de ensinar e aprender…

Ser professor é importar-se com o outro numa dimensão
de quem cultiva uma planta muito rara que necessita de atenção, amor e cuidado.
Ser professor é ter a capacidade de “sair de cena, sem sair do espetáculo”.

Ser professor é apontar caminhos,
mas deixar que o aluno caminhe com seus próprios pés…

"Professores desejo que nesta data possamos refletir que a nossa importância na educação é mais um vetor de compromisso social". 

Feliz dia dos professores.


A direção.

sábado, 9 de outubro de 2010

Visita ao Museu do Sertão

Profº Benedito dando uma aula sobre o homem do campo e o sertão. 

Trator de Tração Animal fabricado na Alemanha.

Frei Damião


Utensilios utilisados na fabricação de bebidas alcoólicas
O Museu do Sertão, que está instalado na Fazenda Rancho Verde, às margens da estrada de Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró, é considerado o único do gênero em todo o país.
O espaço abriga oito galpões com objetos dos mais variados, como panelas de barro, máquina de cortar cabelo usada pelos barbeiros, fogão de barro, potes de água, além do setor produtivo, como alambiques, casa de farinha e de cera de carnaúba.
O espaço foi idealizado e construído pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes, uma das maiores autoridades no estudo das condições naturais e humanas da região.