Mostrando postagens com marcador dicas de português. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador dicas de português. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 27 de abril de 2012

O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA


Em tempos de interatividade via telefone celular e internet, fazer com que as crianças se interessem pela leitura de jornais não é tarefa das mais fáceis, mas certamente é fundamental para formar leitores habituais e cidadãos bem-informados. Trazendo textos com características distintas, fotografia e recursos gráficos, os jornais são uma fonte respeitada para pesquisa e para a obtenção de informação sobre o mundo atual. Além disso, eles se modernizaram e passaram por reestruturações gráficas e editoriais para proporcionar leitura mais agradável de seu conteúdo.

Foi pensando nisso que realizei esta atividade com meus alunos do 8º Ano “A”, onde pude observar o interesse que cada um demonstrava ao ler os diversos gêneros textuais presentes nos jornais aqui expostos.

A  aula  foi muito proveitosa, pois os textos presentes motivaram a lê-los de forma espontânea, onde o processo de leitura fluiu normalmente.

O objetivo desta aula foi incentivar cada vez mais o hábito da leitura , reconhecendo os vários tipos de textos e saber diferenciar cada gênero presente nos jornais.
Os grupos foram divididos e cada um foi lendo as notícias e destacando as mais interessantes para recortar e depois produzir a sua própria reportagem.

Foram confeccionados cartazes com as reportagens que os alunos reproduziram , sendo observados  os erros gramaticais, como: acentuação ortografia, pontuação paragrafação, concordância nominal e verbal.

Ao final da atividade pude perceber que os alunos estavam todos envolvidos no processo da leitura, pois o jornal é uma grande ferramenta de trabalho que pode ajudar muito a formar leitores proficientes.

Eu posso dizer que o trabalho foi muito valoroso, pois podemos trabalhar a interdisciplinaridade de forma agradável , incrementando cada vez mais as aulas de Língua Portuguesa. O uso do jornal em sala de aula é imprescindível aos nossos alunos, pois este material didático está repleto de tipologias textuais , proporcionando assim o gosto pela leitura.



Professora  Jeane Mendes Pinheiro   

terça-feira, 30 de novembro de 2010

DICAS DE PORTUGUÊS - EMPREGO DE ALGUMAS PALAVRAS:

PORQUE / PORQUÊ / POR QUE / POR QUÊ

1. PORQUE é usado introduzindo:

explicação.

Não reclames, porque é pior.

causa.

Faltou à aula porque estava doente.


2. PORQUÊ é usado como substantivo; é sinônimo de motivo, razão.

Não sei o porquê disso.


3. POR QUE é usado equivalendo a:

pelo qual, pelos quais, pela qual, pelas quais.

São muitos os lugares por que passamos. (pelos quais)

motivo, razão e causa nas frases interrogativas diretas e indiretas.

Por que você fez isso? (interrogativa direta)

Não sei por que você fez isso. (interrogativa indireta)



4. POR QUÊ é usado ao final da frase interrogativa. O que torna-se tônico, justificando, pois a presença do acento gráfico.


Você fez isto por quê?