quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DIA DO ESTUDANTE: o lúdico na escola


No dia 11 de agosto, é comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.
 “O brincar é uma das formas privilegiadas de as crianças se expressarem, se relacionarem, descobrirem, explorarem, conhecerem e darem significado ao mundo, bem como de construírem sua própria subjetividade, constituindo-se como sujeitos humanos em determinada cultura. É, portanto, uma das linguagens da criança e, como as demais, aprendida social e culturalmente.” (FARIA E SALLES, 2007, p. 70)

Jogos de tabuleiro
"O lúdico está relacionado com a vida e desta forma está relacionado com o desenvolvimento do ser humano, principalmente no período da infância. No caso do desenvolvimento infantil (o psicológico, o físico, o social e o cognitivo) seu alicerce está no lúdico. Para Marcellino (1989) é por meio do lúdico que a criança consegue se expressar. Sempre houve a utilização de jogos e brincadeiras na escola, principalmente na educação infantil, para que a criança se desenvolva e aprenda. E, com base nisto, o autor traz que é por meio da atividade lúdica que ocorre a integração entre o desenvolvimento da criança e o desenvolvimento educacional", observa Michele Maria de Jesus.

Em nossa cidade e, por conseguinte em nossa unidade escolar, não poderia ser deixado de lado esta data tão importante para os alunos e até mesmo para os próprios professores. Por isto, a Escola Municipal Genildo Miranda, no Sítio Lajedo, Mossoró, proporcionou aos alunos um dia diferente de aprendizado e lazer, com atividades envolvendo o corpo docente e demais funcionários. Brincadeiras, atividades esportivas e culturais foram desenvolvidas durante o turno matutino, nas dependências da escola.

Alunos praticando voleibol.
Em um primeiro momento, no pátio externo, o professor Luís Vitorino coordenou um mini torneio de vôlei, com equipes formadas por alunos de turmas diferentes, proporcionando uma melhor interação entre os mesmos. Na sala de aula do 9º ano, o professor Hugo Arnaud promoveu uma disputa de jogos de vídeo game, onde alunos com necessidades especiais puderam compartilhar experiências novas. Na sala do 6º ano A, jogos de tabuleiro como Xadrez e Dama fizeram os alunos utilizar o raciocínio lógico e colocar em prática teorias vistas em sala de aula para ganhar as partidas. Na sala do 6º ano B, os alunos tiveram a oportunidade de desfrutar de uma autentica sala de cinema, onde foram exibidos filmes de sucesso, Nacionais e Internacionais, destacando a cultura Brasileira e Nordestina, ao explorar a obra de Aryano Suassuna, com o clássico “O Auto da Compadecida”, e temas atuais, como a escassez de recursos naturais como a água, no filme “Mad Max”.  Houve um intervalo para o lanche, e após, os alunos retornaram as atividades recreativas, que se encerraram às 11h20min.

Cinema na escola
O resultado do evento foi positivo, tendo em vista a repercussão entre os alunos, e a avaliação satisfatória feita pelos mesmos e pelos professores envolvidos no projeto.

Por Antônio Pinheiro Neto (Prof. Língua Inglesa)


ANEXOS:



























Referências:

FARIA, Vitória & SALLES, Fátima. Currículo na Educação Infantil. Diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica. (Percursos). São Paulo: Editora Scipione, 2007, p. 70 – 76. 

JESUS, Michele Maria de. O Lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011.

www.brasilescola.com.br Acessado em: 11 de agos. de 2015.

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