Aula
de campo “Na Trilha do Mangue” – Educação Ambiental
Grossos/RN
Disciplinas
envolvidas: Geografia, Ciências e História
Público
alvo: alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos
Tempo
estimado: Cinco aulas de 50 minutos
Professores: José Lima Dias Júnior e Margareth Rejane
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Alunos e professores na Trilha do Mangue — Grossos/RN |
1 . Introdução
Parte da
cidade de Grossos é cercado por manguezais - ecossistema rico em matéria
orgânica - refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de muitas
espécies da fauna e da flora. Também contribuem para sobrevivência de aves,
répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção.
Devido a sua
importância, o ecossistema manguezal possui legislação própria. No entanto,
sofre diversos tipos de impactos que diminuem sua integridade e capacidade
produtiva. O grande volume de lixo lançado nos manguezais é um dos principais
problemas enfrentado por esse ecossistema.
A primeira
ação de limpeza será realizada na capital capixaba, nos dias 17 e 18 de
outubro. A meta é criar uma cooperativa de catadores de lixo dos manguezais, o
que irá garantir uma renda extra aos catadores de crustáceos durante todo o
ano.
1.1.
Aspectos
histórico-geográficos:
Grossos é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil),
localizado na microrregião de Mossoró. De acordo com o IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística), ultimo censo, sua população está
estimada em 9.393. Área territorial de 126 km².
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Localização do município de Grossos no RN |
Suas principais praias são
Barra, Pernambuquinho e Areias Alvas, populares em virtude da gastronomia
(mariscos, peixes e camarões), tranquilidade que oferecem e da prática de
esportes, como o kitesurf entre outros.
Vista do centro de Grossos-RN |
O ponto forte da economia
desta pacata cidade é a indústria salineira,
grande parte da produção é fornecida para as grandes indústrias alimentícias do
Brasil e até exportado para outros países, apesar de uma grande parcela deste
sal ser industrializado no próprio município, Grossos também transporta sal
para ser industrializado em Mossoró.
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Cristalização do sal em tanques |
O comércio é de pouca
expressão, mas já mostra um relativo avanço nos últimos anos. Nota-se também a
presença de artesanato de figuras decorativas criadas com areia colorida em
pequenas garrafas como também objetos decorativos feitos com búzios e outros
materiais reciclados.
Na comunidade de Areias
Alvas existe o segundo maior cajueiro do mundo, e um
pequeno sitio arqueológico de sambaquis,
onde podemos encontrar pequenos arbustos fossilizados e indícios de uma
população primitiva que ocupou esta região num passado remoto.
Nas comunidades Carro
Quebrado e Córrego existem, talvez, a maior concentração de salinas não
mecanizadas do Brasil. Nestas salinas a extração do sal é realizada com
utilização de pás, picaretas e carros de mão trilhados sobre pedaços de madeiras
chamadas de "pranchas" (Fonte: Wikipédia).
2. Justificativa
A geografia de Grossos “resultou” em um estreito relacionamento dos cidadãos com o mar e o
aparecimento de diversas comunidades de pescadores e catadores de mariscos que
sobrevivem dos recursos naturais do mar e manguezal.
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Manguezal |
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Mangue |
As áreas dos
manguezais são de extrema importância para as populações tradicionais e
populações carentes residentes no entorno, uma vez que delas provém boa parte
das proteínas (mariscos e peixes), tão essenciais para sua alimentação e renda.
Para garantir
a sobrevivência dos manguezais é necessária uma nova cultura de preservação.
Não basta, por exemplo, realizar uma ação de limpeza, se a fonte causadora do
problema não for eliminada. Essa ação pontual se justifica uma vez que, por
meio dela, será possível demonstrar na prática que limpezas no ecossistema não
resolvem o problema da degradação ambiental proveniente do lixo, se a fonte
poluidora não for trabalhada.
Dessa forma, a
ação de limpeza do manguezal demonstra a
necessidade de se desenvolver trabalhos no âmbito da educação ambiental, criando
possibilidades para população transformar esses conhecimentos em novas
atitudes.
À medida que
compreendermos que o problema do lixo só se resolverá a partir de uma nova
mentalidade que eduque e modifique os hábitos, e que as pessoas possam ir além
do discurso, relacionando-se de forma mais responsável e saudável com o meio
ambiente, conseguiremos minimizar os efeitos provenientes desse impacto.
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Tanques abastecidos com água retirada do mar |
O que é um Mangue
(manguezal)?
O Mangue, ou Manguezal, é um ecossistema típico de áreas costeiras alagadas
em regiões de clima tropical ou subtropical.
Mesmo com uma variedade pequena de espécies o mangue ainda é considerado
um dos ambientes naturais mais produtivos do Brasil
devido às grandes populações de
crustáceos, peixes e moluscos existentes.
O manguezal desenvolve-se nos estuários e na foz dos rios sendo um
berçário para muitas espécies de animais.
O mangue é composto por apenas três tipos de árvores (Rhizophora
mangle – mangue-bravo ou
vermelho, Avicena schaueriana – mangue-seriba ou seriúba – e Laguncularia racemosa– mangue-branco) que podem chegar a até
20 metros de altura em alguns lugares do país. Esse tipo de ecossistema se
desenvolve onde há água salobra e em locais semi abrigados da ação das marés,
mas com “canais” chamados gamboas que permitem a troca entre água doce e
salgada. Seu solo é bastante rico em nutrientes e matéria orgânica com
características lodosas e, composto por raízes e material vegetal parcialmente
decomposto (turfa).
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Manguezal - Grossos/RN |
O Brasil possui a maior faixa de mangue do planeta com cerca de 20 mil
km² que se estendem desde o nordeste (Cabo Orange – Amapá) até o sul do país
(Laguna – Santa Catarina). Os manguezais também são encontrados na Oceania, África, Ásia e
outros países da América (Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/mangues-manguezal/).
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Alunos do 6º e 7º Anos (aplicação dos conceitos de ecossistema, mangue, degradação ambiental e poluição). |
4. Objetivos
·
Expor para o aluno a problemática do lixo no
ecossistema manguezal.
·
Visualizar o
grau de degradação dos manguezais de Grossos provenientes da ação do lixo e
seus impactos negativos nesse ecossistema com relação à fauna e flora.
·
Intensificar por meio dos pressupostos
teórico-metodológicos em Educação Ambiental ações educativas para alunos possam
compreender as noções de consciência e sujeito ecológico.
·
Divulgar a necessidade de cuidados no acondicionamento
e disposição do lixo a fim de minimizar o problema de poluição.
5. Metodologia
O
projeto de educação ambiental “Na Trilha do Mangue” contemplará três etapas
para sua implantação. A primeira etapa iniciará com os professores envolvidos
oferecendo aos alunos subsídios para trabalharem os conceitos de educação
ambiental, ecossistema, manguezal, sustentabilidade e degradação ambiental. Na
segunda etapa, ocorrerá a realização de palestras e atividades lúdicas para que
o aluno compreenda a importância do ecossistema manguezal, além de promover a
reflexão da ação humana neste ecossistema. A terceira etapa terá como meta aula
de campo nos manguezais do litoral de Grossos/RN. A referida aula teve dois
momentos onde os alunos foram divididos em grupos. As aulas ocorreram nos dias
10/08/13 (turmas do 6º e 7º Anos) e 17/08/13 (turmas do 8º e 9º Anos). Nesta
etapa os estudantes observaram espécies da fauna e flora e as características
físicas da região, relacionando o conhecimento teórico ao prático.
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Pequenas embarcações utilizadas para pesca. |
6. Resultados alcançados
Se
tudo que diz respeito ao ser humano é produto de sua vida em sociedade.
Contudo, a produção do humano é resultado de sua humanidade, enquanto
organização social. Nesse sentido, busca-se como resultados esperados nessa
proposta de educação ambiental despertar na população escolar uma consciência
ambiental e a edificação de um novo sujeito ecológico fundamentado na ética da
responsabilidade. A finalização do projeto se dará com a produção dos alunos
mediante a elaboração de textos, ilustrações, gráficos e tabelas, além do uso
de estratégias como jogos, cruzadinhas, ligue-pontos, atividades de recorte e
colagem, contornos para preencher e colorir, “você sabia?”, poesias e roteiros
orientadores para saídas a campo, listas de espécies animais e vegetais no
ambiente estudado.
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Ancoradouro das balsas — Grossos/RN |
Quanto a
equação ou um caminho para que possa solucionar o problema de poluição do
ecossistema manguezal, os alunos foram unanimes ao afirmarem que a preservação
dos manguezais só depende de nossas ações e que para garantir a sobrevivência
dos manguezais é necessário o entendimento de que a responsabilidade é de
todos.
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Voo das gaivotas |
Nesse contexto, segundo as alunas Flaviane e Larissa (9º Ano) "caberia as autoridades políticas do município de Grossos, juntamente com as escolas criarem um projeto de preservação dos recursos naturais, onde fosse implantadas ações coordenadas e permanentes de limpeza dos manguezais da região da "prainha", além das comunidades rurais. Alertar a população para o problema, envolver o poder público e as comunidades que retiram sua renda dos manguezais da região e incentivar uma nova cultura de preservação seria a solução, enfatiza as alunos."
Por Lima Júnior, prof. de História na E. M. Genildo Miranda, zona rural, Mossoró-RN
Por Lima Júnior, prof. de História na E. M. Genildo Miranda, zona rural, Mossoró-RN
Parabéns professores pelo trabalho realizado. Parabéns pela clareza do texto e distribuição das imagens que possibilita ao leitor ausente situar-se (muito bem) no contexto. Isso mostra que o trabalho foi planejado, o que viabilizou a boa condução das ações.
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