Aula
de campo “Na Trilha do Mangue” – Educação Ambiental
Grossos/RN
Disciplinas
envolvidas: Geografia, Ciências e História
Público
alvo: alunos do 6º, 7º, 8º e 9º Anos
Tempo
estimado: Cinco aulas de 50 minutos
Professores: José Lima Dias Júnior e Margareth Rejane
Alunos e professores na Trilha do Mangue — Grossos/RN |
1 . Introdução
Parte da
cidade de Grossos é cercado por manguezais - ecossistema rico em matéria
orgânica - refúgios naturais para reprodução, alimentação e proteção de muitas
espécies da fauna e da flora. Também contribuem para sobrevivência de aves,
répteis e mamíferos, muitos deles em risco de extinção.
Devido a sua
importância, o ecossistema manguezal possui legislação própria. No entanto,
sofre diversos tipos de impactos que diminuem sua integridade e capacidade
produtiva. O grande volume de lixo lançado nos manguezais é um dos principais
problemas enfrentado por esse ecossistema.
A primeira
ação de limpeza será realizada na capital capixaba, nos dias 17 e 18 de
outubro. A meta é criar uma cooperativa de catadores de lixo dos manguezais, o
que irá garantir uma renda extra aos catadores de crustáceos durante todo o
ano.
1.1.
Aspectos
histórico-geográficos:
Grossos é um município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil),
localizado na microrregião de Mossoró. De acordo com o IBGE (Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatística), ultimo censo, sua população está
estimada em 9.393. Área territorial de 126 km².
Localização do município de Grossos no RN |
Suas principais praias são
Barra, Pernambuquinho e Areias Alvas, populares em virtude da gastronomia
(mariscos, peixes e camarões), tranquilidade que oferecem e da prática de
esportes, como o kitesurf entre outros.
Vista do centro de Grossos-RN |
O ponto forte da economia
desta pacata cidade é a indústria salineira,
grande parte da produção é fornecida para as grandes indústrias alimentícias do
Brasil e até exportado para outros países, apesar de uma grande parcela deste
sal ser industrializado no próprio município, Grossos também transporta sal
para ser industrializado em Mossoró.
Cristalização do sal em tanques |
O comércio é de pouca
expressão, mas já mostra um relativo avanço nos últimos anos. Nota-se também a
presença de artesanato de figuras decorativas criadas com areia colorida em
pequenas garrafas como também objetos decorativos feitos com búzios e outros
materiais reciclados.
Na comunidade de Areias
Alvas existe o segundo maior cajueiro do mundo, e um
pequeno sitio arqueológico de sambaquis,
onde podemos encontrar pequenos arbustos fossilizados e indícios de uma
população primitiva que ocupou esta região num passado remoto.
Nas comunidades Carro
Quebrado e Córrego existem, talvez, a maior concentração de salinas não
mecanizadas do Brasil. Nestas salinas a extração do sal é realizada com
utilização de pás, picaretas e carros de mão trilhados sobre pedaços de madeiras
chamadas de "pranchas" (Fonte: Wikipédia).
2. Justificativa
A geografia de Grossos “resultou” em um estreito relacionamento dos cidadãos com o mar e o
aparecimento de diversas comunidades de pescadores e catadores de mariscos que
sobrevivem dos recursos naturais do mar e manguezal.
Manguezal |
Mangue |
As áreas dos
manguezais são de extrema importância para as populações tradicionais e
populações carentes residentes no entorno, uma vez que delas provém boa parte
das proteínas (mariscos e peixes), tão essenciais para sua alimentação e renda.
Para garantir
a sobrevivência dos manguezais é necessária uma nova cultura de preservação.
Não basta, por exemplo, realizar uma ação de limpeza, se a fonte causadora do
problema não for eliminada. Essa ação pontual se justifica uma vez que, por
meio dela, será possível demonstrar na prática que limpezas no ecossistema não
resolvem o problema da degradação ambiental proveniente do lixo, se a fonte
poluidora não for trabalhada.
Dessa forma, a
ação de limpeza do manguezal demonstra a
necessidade de se desenvolver trabalhos no âmbito da educação ambiental, criando
possibilidades para população transformar esses conhecimentos em novas
atitudes.
À medida que
compreendermos que o problema do lixo só se resolverá a partir de uma nova
mentalidade que eduque e modifique os hábitos, e que as pessoas possam ir além
do discurso, relacionando-se de forma mais responsável e saudável com o meio
ambiente, conseguiremos minimizar os efeitos provenientes desse impacto.
Tanques abastecidos com água retirada do mar |
O que é um Mangue
(manguezal)?
O Mangue, ou Manguezal, é um ecossistema típico de áreas costeiras alagadas
em regiões de clima tropical ou subtropical.
Mesmo com uma variedade pequena de espécies o mangue ainda é considerado
um dos ambientes naturais mais produtivos do Brasil
devido às grandes populações de
crustáceos, peixes e moluscos existentes.
O manguezal desenvolve-se nos estuários e na foz dos rios sendo um
berçário para muitas espécies de animais.
O mangue é composto por apenas três tipos de árvores (Rhizophora
mangle – mangue-bravo ou
vermelho, Avicena schaueriana – mangue-seriba ou seriúba – e Laguncularia racemosa– mangue-branco) que podem chegar a até
20 metros de altura em alguns lugares do país. Esse tipo de ecossistema se
desenvolve onde há água salobra e em locais semi abrigados da ação das marés,
mas com “canais” chamados gamboas que permitem a troca entre água doce e
salgada. Seu solo é bastante rico em nutrientes e matéria orgânica com
características lodosas e, composto por raízes e material vegetal parcialmente
decomposto (turfa).
Manguezal - Grossos/RN |
O Brasil possui a maior faixa de mangue do planeta com cerca de 20 mil
km² que se estendem desde o nordeste (Cabo Orange – Amapá) até o sul do país
(Laguna – Santa Catarina). Os manguezais também são encontrados na Oceania, África, Ásia e
outros países da América (Fonte: http://www.infoescola.com/geografia/mangues-manguezal/).
Alunos do 6º e 7º Anos (aplicação dos conceitos de ecossistema, mangue, degradação ambiental e poluição). |
4. Objetivos
·
Expor para o aluno a problemática do lixo no
ecossistema manguezal.
·
Visualizar o
grau de degradação dos manguezais de Grossos provenientes da ação do lixo e
seus impactos negativos nesse ecossistema com relação à fauna e flora.
·
Intensificar por meio dos pressupostos
teórico-metodológicos em Educação Ambiental ações educativas para alunos possam
compreender as noções de consciência e sujeito ecológico.
·
Divulgar a necessidade de cuidados no acondicionamento
e disposição do lixo a fim de minimizar o problema de poluição.
5. Metodologia
O
projeto de educação ambiental “Na Trilha do Mangue” contemplará três etapas
para sua implantação. A primeira etapa iniciará com os professores envolvidos
oferecendo aos alunos subsídios para trabalharem os conceitos de educação
ambiental, ecossistema, manguezal, sustentabilidade e degradação ambiental. Na
segunda etapa, ocorrerá a realização de palestras e atividades lúdicas para que
o aluno compreenda a importância do ecossistema manguezal, além de promover a
reflexão da ação humana neste ecossistema. A terceira etapa terá como meta aula
de campo nos manguezais do litoral de Grossos/RN. A referida aula teve dois
momentos onde os alunos foram divididos em grupos. As aulas ocorreram nos dias
10/08/13 (turmas do 6º e 7º Anos) e 17/08/13 (turmas do 8º e 9º Anos). Nesta
etapa os estudantes observaram espécies da fauna e flora e as características
físicas da região, relacionando o conhecimento teórico ao prático.
Pequenas embarcações utilizadas para pesca. |
6. Resultados alcançados
Se
tudo que diz respeito ao ser humano é produto de sua vida em sociedade.
Contudo, a produção do humano é resultado de sua humanidade, enquanto
organização social. Nesse sentido, busca-se como resultados esperados nessa
proposta de educação ambiental despertar na população escolar uma consciência
ambiental e a edificação de um novo sujeito ecológico fundamentado na ética da
responsabilidade. A finalização do projeto se dará com a produção dos alunos
mediante a elaboração de textos, ilustrações, gráficos e tabelas, além do uso
de estratégias como jogos, cruzadinhas, ligue-pontos, atividades de recorte e
colagem, contornos para preencher e colorir, “você sabia?”, poesias e roteiros
orientadores para saídas a campo, listas de espécies animais e vegetais no
ambiente estudado.
Ancoradouro das balsas — Grossos/RN |
Quanto a
equação ou um caminho para que possa solucionar o problema de poluição do
ecossistema manguezal, os alunos foram unanimes ao afirmarem que a preservação
dos manguezais só depende de nossas ações e que para garantir a sobrevivência
dos manguezais é necessário o entendimento de que a responsabilidade é de
todos.
Voo das gaivotas |
Nesse contexto, segundo as alunas Flaviane e Larissa (9º Ano) "caberia as autoridades políticas do município de Grossos, juntamente com as escolas criarem um projeto de preservação dos recursos naturais, onde fosse implantadas ações coordenadas e permanentes de limpeza dos manguezais da região da "prainha", além das comunidades rurais. Alertar a população para o problema, envolver o poder público e as comunidades que retiram sua renda dos manguezais da região e incentivar uma nova cultura de preservação seria a solução, enfatiza as alunos."
Por Lima Júnior, prof. de História na E. M. Genildo Miranda, zona rural, Mossoró-RN
Por Lima Júnior, prof. de História na E. M. Genildo Miranda, zona rural, Mossoró-RN
Parabéns professores pelo trabalho realizado. Parabéns pela clareza do texto e distribuição das imagens que possibilita ao leitor ausente situar-se (muito bem) no contexto. Isso mostra que o trabalho foi planejado, o que viabilizou a boa condução das ações.
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