terça-feira, 8 de maio de 2012

Caminhando pela Ética...

Com o propósito de impedir atitudes etnocêntricas e discriminatórias, passei a utilizar o conceito de ética, dentro da proposta do Projeto: Diga não ao preconceito, com a turma do 6º Ano “B”. O tema agradou a todos, já que os alunos se comprometeram a não julgar o diferente, o “outro”, a partir dos seus valores e princípios. Mas, tratando com respeito e sendo solidário com o próximo.
6º Ano "B"
Ao longo de nossas discussões, os alunos perceberam que a ética foi construída, historicamente, ao longo do tempo, onde cada sociedade e que cada grupo social instituíram seus próprios códigos éticos. Nos fundamentamos no texto "Ser honesto é legal!, da Revista Educativa Sesinho (Ano 27, Nº 82). 


 Assim sendo, a ética entendida como um “conjunto de princípios que se expressam no comportamento das pessoas, no funcionamento das instituições, nas leis, etc.” Apresenta-se como resultante da cultura, ou seja, o modo de viver e de pensar de um grupo ou povo.

            Se a ética expressa hábitos e ações que visam o bem comum, também  indica “o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade”. Logo, ela pode motivar, distorcer, disciplinar ou orientar o comportamento humano, no que se refere à essência das normas,  valores, preceitos, incitações presentes em qualquer realidade social.

            Em um  mundo globalizado e repleto de diversidade, se faz necessário que o conceito de ética nos envolva de maneira direta e decisiva no que tange as nossas condutas e comportamentos acerca da natureza-mundo.
            Diante do exposto, cabe, aqui, uma reflexão acerca do papel da escola na construção de atitudes éticas transformadoras.

Portanto, se o convívio em sociedade depende do nosso modo de pensar e agir, não podemos de maneira alguma favorecer a origem de atos eticamente condenáveis. Para sentir-se parte de uma coletividade, é necessário transformar o eu em nós favorecendo, assim, atos eticamente desejáveis.

Ao caminhar pelo tema proposto descobrimos que sozinhos, as pessoas, não irão tecer, produzir, confeccionar, compor nada que venha solucionar ou amenizar os problemas existentes. Se "um galo sozinho não tece uma manhã", cabe a nós tecer a trama, cujo sentido é de uma estrutura de elementos que se cruzam e interligam como se formassem uma rede. Isto é, de compor uma rede solidária, onde atinja todos os níveis de vida da sociedade.


José Lima Dias Júnior
Disciplina: História/Ensino Religioso (6º Ano "B" e 8º Ano "B")

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