Laboratório da Escola Municipal Genildo Miranda |
A informática atualmente é encarada não somente com uma
ferramenta que desenvolve tarefas, mas também como um recurso pedagógico que
auxilia no processo de ensino aprendizagem.
Quando se fala em informática logo pensamos em tecnologia,
automação, comunicação de dados e outros recursos, mas esta ferramenta pode ser
um avanço poderoso da educação, inclusive para alunos que possuem dificuldades
de aprendizagem. O nosso país ainda está em desvantagem em relação aos demais
países pois estes possuem avanços tecnológicos disponíveis para a área da
educação e estes são utilizados como recursos pelos professores que deixam suas
aulas bem mais atraentes e significativas.
De maneira geral podemos classificar o uso da informática na
vida escolar em 4 formas que são: Informática Aplicada à Educação, Informática
na Educação, Informática Educacional e a Informática Educativa. Essa divisão é
extremamente necessária quando queremos caracterizar o trabalho de um professor
que trabalha em uma escola que possui um laboratório de informática.
Informática Aplicada à Educação - Esta possui a
característica de ter seus recursos e aplicativos somente destinados ao
armazenamento de dados, trabalhos administrativos, como por exemplo, emissão de
relatórios. O seu uso é basicamente direcionado para o gerenciamento da escola.
Informática na Educação - Esta destina-se somente ao uso de
softwares educativos que geralmente são usados para o aluno tirar duvidas,
fazer pesquisas na internet nos laboratórios sem qualquer orientação ou
direcionamento de uma metodologia feita pelo professor. Essa navegação de
alguns softwares somente permite a pesquisa em alguns textos, que muitas vezes
somente permitem ao aluno ir adiante e não podendo voltar a níveis anteriores. Esse
tipo de uso da informática é caracterizado por Valente (1997), como máquina de
ensinar.
Informática educacional - Esta forma de estratificação se
caracteriza pela utilização do computador como uma ferramenta na resolução de
problemas. A maneira mais utilizada é a de elaborar projetos, onde os alunos
são orientados a desenvolverem determinado tema, podendo ter acesso a internet,
pesquisa em banco de dados, trocando informações entre os próprios colegas etc.
Informática educativa - Esta se caracteriza pelo uso da
informática como uma ferramenta rica no processo de ensino-aprendizagem, onde é
possível que o professor utilize-a como um suporte para as suas aulas. Nesta
dimensão o professor torna possível simular, praticar e vivenciar situações de
aprendizagens onde seja possível a compreensão de certos conteúdos que estão
sendo construídos.
Levando em consideração estas concepções a informática
assume um papel muito importante na educação, pois funciona como uma ferramenta
de propagação do conhecimento. Esta ferramenta se bem utilizada pode se tornar
um meio didático de transformação, pois esta pode oferecer facilidades de
manuseio, enriquecimento de um conteúdo facilitando o entendimento do mesmo,
tudo através da orientação e direcionamento do professor que pode definir
momentos ricos de intervenção. (Artigue, 1996, pg. 12-13)
texto de professora do Ensino Fundamental e Profª Coordenadora de projetos de Informática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário