quarta-feira, 18 de maio de 2011

Semana Nacional de Museus

A Semana de Museus é celebrada anualmente por dezenas de países e é o maior evento, em âmbito mundial, comemorativo ao Dia Internacional de Museus (18 de maio). Em 2010, a comemoração teve participação de mais de 30 mil museus em 95 países. A iniciativa tem sido responsável pelo aumento de visitação nas instituições museais de todos os países.
Desde que foi lançada no Brasil, em 2003, a Semana Nacional de Museus já promoveu mais de 9 mil eventos como exposições, visitas guiadas, seminários, shows, palestras, exibição de filmes e documentários.
Neste anos de 2011, a 9ª Semana Nacional de Museus será realizada entre os dias 16 e 22 de maio em todo o país e terá como tema Museu e Memória.
Segundo o site museus.gov, até dia 22 de maio, quase mil museus e instituições culturais de 502 cidades de todos os estados do Brasil oferecerão programação especial ao público. Serão mais de três mil atividades como exposições, cursos, seminários, oficinas, visitas mediadas, shows, concertos, recitais, palestras e exibição de filmes, entre outras atrações. O evento é promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) em parceria com os museus brasileiros.
O Dia Internacional dos Museus foi criado em 1977, pelo Conselho Internacional de Museus (ou Icom, na sigla em inglês) com o objetivo de divulgar a importância dos museus para a sociedade. Em 2010, o Dia Internacional de Museus foi comemorado por 95 países, que realizaram quase 30 mil eventos alusivos à data. O Brasil é o país que mais se mobiliza para comemorar a ocasião.


* Texto extraído do blog Remexendo o passado, em 15 de maio de 2011.

Um comentário:

  1. Salve a Semana Nacional de Museus!!!
    Aqui, para comemorar a data, no próximo dia 24/05, nossa escola estará visitando o Museu de História Natural da Quinta da Boa Vista, no RJ.
    Um grande abraço a todos!

    ResponderExcluir