terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

VOCÊ SABIA?

Photograph
Pterodáctilo

Este esqueleto fossilizado mostra que os pterodáctilos deviam ter a aparência de …
age fotostock/SuperStock

O pterodáctilo era um réptil voador do período da Pré-História. Ele viveu entre 145 milhões e 65,5 milhões de anos atrás, na mesma época que os dinossauros. Restos de pterodáctilos foram encontrados em todo o mundo.

Pelo que os cientistas sabem, os pterodáctilos foram os maiores animais voadores que já existiram. Alguns pterodáctilos tinham mais de 11 metros de envergadura (medida de uma ponta a outra das asas abertas). Já os menores eram tão pequenos quanto um papagaio.

As patas de trás de um pterodáctilo eram compridas e finas como as dos pássaros. Os pterodáctilos também tinham bicos longos. Mas, ao contrário dos pássaros, não tinham penas. Suas asas eram feitas de pele, como as dos morcegos. Provavelmente, os pterodáctilos não voavam batendo as asas o tempo todo. Em vez disso, deviam deslizar nas correntes de ar.

Os pterodáctilos eram carnívoros. Muitos tinham garras e dentes afiados, que usavam para agarrar suas presas. Os que viviam perto da água alimentavam-se, em geral, de peixes. Os que viviam longe da água comiam pequenos animais.

Um comentário:

  1. Muito bom o assunto Junior. O Pterodáctilo era uma espécie de pterosauro com capacidade de voar. Apesar de serem frequentemente incluídos na ordem dos Dinossauros, eles são classificados em sua própria ordem, a dos Pterossauros. O grupo pterossauros designa os répteis dotados da capacidade de voar.

    ResponderExcluir