segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Estado, Território, Nação e Poderes da República

Estado: Conjunto de leis que regulamenta a vida em sociedade. Cada estado possui suas normas e atua de forma independente, resguradando as peculiaridades de cada espaço.

Território:Porção do espaço que é delimitada, onde se constituem relações de poder, estando sob a tutela do Estado.

Nação: Conjunto de habitantes que vivem num território, nele estabelecendo vínculos, estando subordinados ao Estado.

Poder Executivo: Aquele que executa as léis, os projetos. É respresentado pelos Prefeitos, Governadores e Presidente.

Poder Legislativo: Aquele que cria as léis e fiscaliza as ações do Poder Executivo. É respresentado pelos Vereadores, Deputados Estaduais, Federais e Senadores.

Poder Judiciário: Aquele que tem a função de resguardar a lei e julgar aqueles que a descumpre. É representado pelos Juízes, Desembargadores, Promotores.

Ao ser discutido a temática acima nas turmas de 9° anos da escola foi realizada uma atividade prática onde os alunos se dividiram em grupos e cada qual elaborou propostas de lei para serem aplicadas a escola, as comunidades locais e até ao município. Dentre elas podemos destacar:

- Capacitação para os funcionários de cada escola;
- Uniformização da vestimenta escolar;
- Cursos preparatórios para os alunos em áreas diversas;
- Defesa a maus tratos com alunos, professores e funcionários;
- Pagamento pelo dano causado ao ambiente escolar como pixações, destruição de materais como cadeiras, mesas, lâmpadas, janelas, etc;
- Aula de dança. música e teatro para os alunos;
- Identificação de cada estudante através de carteirinha;
- Implantação do Programa Mais Educação;

Fonte: Projeto Araribá - 9° ANO - Editora Scipione.

Um comentário:

  1. Explicar conceitos geográficos não signfica reduzir a Geografia. Porque, ao se deter no conceito, o professor deixa de explorar os conteúdos, como observou a especialista no ensino da disciplina Lana de Souza Cavalcanti, em entrevista cedida a Revista Nova Escola (Dez, 2010). A meu ver, a Geografia, assim como as outras áreas de conhecimento precisam e tem a capacidade de, por vez ou sempre, nos fazer enxergar coisas belas e grandiosas em pequenos detalhes do cotidiano que costumam passar despercebidos dos alunos. Temas cotidianos, como as questões extraídas do noticiário, vão além do conteúdo previsto no currículo. E, isso é funtamental para o processo ensino-aprendizagem. Parabéns pela atividade!!!

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