quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mais uma vez nossa escola é notícia.

Ainda colhendo os frutos da matéria postada do Jornal do professor do MEC, nossa escola é citada no site da Prefeitura Municipal de Mossoró.


Escola Municipal Genildo Miranda desenvolve estratégia de incentivo a leitura
clique para ampliar
Foto:
As escolas estão buscando cava vez mais inovar no sentido de estimular os alunos e despertar o interesse pelos estudos. Incentivar a leitura tem sido uma das principais preocupações dos professores da rede municipal de ensino.

De acordo com a gerente da Educação, Iêda Chaves, na Escola Municipal Genildo Miranda, localizada na zona rural de Mossoró, desenvolveu o projeto “Leitura e Escrita, um Compromisso de Todas as Disciplinas”, através do qual os estudantes participam de diferentes atividades durante as aulas, com livro didático e caderno e também com computadores, no laboratório de informática. “Cada professor desenvolve suas atividades com o propósito de incentivar a leitura”, explicou.

A professora Jeane Mendes Pinheiro, também da Escola Genildo Miranda, graduada em Letras, utiliza jornais durante as suas aulas. Segundo ela além de tornar as aulas de língua portuguesa mais descontraída os jornais contribuem para a aprendizagem, pois contemplam vários gêneros textuais. “Os resultados são os melhores possíveis. A gente percebe o interesse deles em participar. Tornamos as aulas prazerosas”, diz Jeane, que leciona nas turmas do 6º ao 9º ano.

Ela explica que os estudantes fazem a leitura espontânea. Ao verificar que todos estão envolvidos no processo, ela pede que identifiquem temas relacionados aos conhecimentos gramaticais inseridos na leitura. “Eles vão reconhecendo as classes gramaticais de forma bem interessante, seja um substantivo, um adjetivo, um pronome. É a aprendizagem vai ocorrendo naturalmente. Os jornais oferecem informações que contribuem para o conhecimento dos alunos”, diz Jeane. Acrescentando que, nas aulas utiliza recursos como debates, rodas de leitura e produção de textos.

A instituição tem 146 estudantes matriculados em turmas do 6º ao 9º ano. De acordo com o diretor da escola, Luciano Ricardo da Silva Lima, os professores sempre aplicam novas metodologias para alcançar bons resultados na aprendizagem dos alunos. “Textos e histórias em quadrinhos produzidos pelos estudantes serão transformados em um livro que fará parte do acervo da biblioteca da instituição”, frisa.

Postagem original AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário