domingo, 26 de junho de 2011

PROJETO SAÚDE DO ADOLESCENTE

PALESTRA: ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (ECA): DIREITOS
PALESTRANTES: Assistentes Sociais do CREAS/CRAS

A Lei Nº 8.069, de 13 de julho de 1990, resultou na criação do Estatuto da Criança do Adolescente, sancionada pelo Presidente da República Fernando Collor de Melo.

O ECA surgiu da consciência de que as crianças e adolescentes merecem proteção integral, isto é, condições completas para seu bom desenvolvimento. É um conjunto de regras que estabelecem os direitos dos menores à vida, saúde, convivência familiar, educação... e também seus deveres dentro da sociedade. O Estatuto foi elaborado de forma democrática, com a participação do governo (Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário) e de vários movimentos populares. Quando nasceu, dois anos após a promulgação (publicação) da Constituição Federal de 1988, o ECA foi considerado uma legislação avançada, bem superior ao Código de Menores, norma anterior, de 1979. Por meio do ECA, as crianças e adolescentes passaram a ser encaradas como dignos de direitos, independentemente de suas idades, etnias, condições sociais, etc.

Alana, Assistente Social - CREAS
Um dos principais avanços que o ECA tornou possível foi a criação de conselhos municipais, estaduais e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (o Conanda) e dos conselhos tutelares. Hoje cada vez mais gente, nos diversos cantos do Brasil, está lutando para tentar diminuir os casos de trabalho infantil, mortalidade infantil e violência dentro de casa, por exemplo.
http://www.plenarinho.gov.br/cidadania/direitos-e-deveres/copy_of_index_html

Equipe do PSF
Durante a palestra as assistentes sociais observaram a importância do Estatuto, no que se refere aos direitos da criança e do adolescente. Quanto a participação dos educandos ficou restrito a turma do 6º ano "A", estabelecer um diálogo com a referida Lei e mostrar aos demais participantes (alunos, funcionários, professores e visitantes) a relação dos "deveres" junto a aplicação do Estatuto.

De acordo com o estudo realizado em sala de aula, constatamos (alunos do 6º" A" e professor) que a cada DIREITO corresponde a um DEVER. E onde está a lista dos deveres? No mesmo lugar onde estão os direitos. Se um adolescente tem direito à vida também tem o dever de não tirar a vida de ninguém; ter direito à saúde é ter o dever de conservar o ambiente limpo. Se é garantido o direito de não ser discriminado, o adolescente está proibido de humilhar ou agredir outras pessoas. Ter direito a uma boa educação é ter o dever de zelar pela escola, não depredando e respeitando colegas e professores".

Prof. Lima Júnior ao lado dos alunos do 6º Ano "A"

Diante do exposto, ficaram evidente para os alunos que enquanto cidadãos temos que ter os seguintes deveres (aqui, citaremos alguns):
  • Não é certo rejeitar ou fazer gozação com um aluno só porque ele é gordinho ou magricelo, por exemplo, nem porque ele tem algum tipo de deficiência;
  • Todo cidadão tem o direito de viver ser ser humilhado ou maltratado, porque  cada um é igualmente importante na nossa sociedade, e ninguém é melhor que ninguém;
  • Respeite os seus professores, colegas e funcionários, cada qual com suas diferenças;
  • Cuide do espaço físico da escola (salas, pátio, auditório, biblioteca...) e dos bens materiais (carteiras, quadros, computadores...) que foram colocados á sua disposição. Caso você estrague alguma dessas coisas, procure repô-la ou consertá-la;
  • Participe, com coragem e disposição (sem preguiça), das atividades propostas;
  • Não leve para a escola objetos que representem perigo à saúde, à segurança e à integridade física da comunidade escolar;
  • Obedeça à regras estabelecidas pelo Código Disciplinar da sua escola e às determinações superiores (dos diretores, coordenadores e professores);
  • Pergunte a sua mãe como pode ajudá-la em casa. Tente se mostrar disponível e interessado;
  • Quando quiser sair, peça permissão aos seus pais ou responsáveis. Apresente seus amigos para a família;
  • Não discuta com seus pais. O respeito ainda é necessário para manter uma boa relação em casa. Se você não concordar com a opinião deles, tente conversar, nunca xingar nem agredilos;
  • Reserve um horário para as tarefas escolares e a leitura. Não espere seus pais mandarem você fazer as atividades;
  • Mantenha uma conversa franca com seus pais. Não minta para eles;
  • Respeite os deveres e obrigações que seus pais determinarem e cumpra essas tarefas sem resmungar;
  • Trabalhe junto com seus pais e amigos para combater a violência e a pobreza;
  • Só jogue lixo no lixo! Rua não é lixeira;
  • Conheça os sinais de trânsito e respeite-os quando for brincar na rua ou atravessar a faixa de pedestre;
  • Respeite e conserve os lugares públicos. Não pise na grama, não piche as paredes, nem estrague os telefones públicos, por exemplo. Alguns bens proporcionam comodidade e lazer a todos e devem ser preservados;
  • Participe, com interesse, de campanhas e atividades da sua cidade que ajudem pessoas carentes ou que  tornem o País mais "educado";
  • Mantenha uma postura amigável, respeitosa e gentil com os mais velhos, vizinhos, em família e na escola. Isso facilita a convivência;
  • Ajude pessoas idosas ou com deficiência a atravessarem a rua ou a chegarem a algum lugar específico sempre que pedirem a sua ajuda;
  • Conheça e respeite as principais regras, normas e leis da sua cidade, estado e país.

Quero agradecer, especialmente, a turma do 6º Ano "A", sobretudo, ao grupo de alunos formado por Ariene, Mikaely, Fabiola, Fernanda, Jussana e Mateus Ferreira. Além, de toda equipe do PSF (Programa de Saúde da Família), funcionários, educadores, supervisão e direção. 
P.S.: Os créditos das fotos são da professora Jeane Mendes (Língua Portuguesa).

Por Lima Júnior.

terça-feira, 14 de junho de 2011

QUER PROBLEMAS?

Vamos começar com um bem simples, depois iremos aumentando o nível.

PROBLEMA - I:

A PESCA:

Três pessoas vão pescar: 2 pais e 2 filhos. Como isso é possível?

sábado, 11 de junho de 2011

7 vestígios humanos fora da Terra

O homem deixou sua pegada em quase todos os lugares da Terra. E se não conseguiu pisar nas profundezas do Atlântico ou no coração da Floresta Amazônica, já mandou robôs, sonares e todo tipo de tecnologia para monitorá-los de longe. Também exploramos o espaço e deixamos rastros que qualquer alienígena poderia facilmente identificar. Acontece que nem todo vestígio humano no espaço sideral é sinal de vida “inteligente” aqui na Terra.
7 -- Naves espaciais
Ao longo dos últimos 50 anos, mandamos seres humanos, animais, insetos, bactérias e, principalmente, naves não-tripuladas para fora do nosso planeta. O sonho de viajar pelo espaço já é realidade -- para os muito ricos, em raras ocasiões -- mas ainda estamos longe do sonho da ficção científica com populações inteiras vivendo fora da Terra. A discussão da necessidade real de explorar o espaço em missões tripuladas está aberta e há muitos argumentos contra e a favor, porém as viagens continuam sendo feitas com e sem gente dentro.
Os astronautas e robôs mandam dizer que ainda não bateram um papo com nenhum ET.
6 -- Telescópios
Os telescópios espaciais são feitos para exngergar o universo sem a interferência da atmosfera terrestre. O Hubble não é o único telescópio em funcionamento fora da Terra, mas é o mais famoso, maior e mais velho deles. Sua concepção é de 1946, mas só foi lançado e posto para funcionar em 1990. De lá pra cá, recebendo ajustes aqui e ali, o Hubble observa o espaço em luz normal e infravermelha, enviando informações visuais de estrelas fora de nossa galáxia e estruturas do Universo até então desconhecidas por nós.
Nosso principal “olho” espacial está quase se aposentando. Estima-se que em 2014 ele deixe de funcionar para ser substituído por outro gigante: o Telescópio Espacial James Webb, com lançamento previsto para 2013.
5 -- Satélites
De acordo com a Nasa, existem cerca de 3 mil satélites ativos rodeando a Terra. Isso significa mais de 3 mil máquinas criadas pelo homem observando nosso planeta e o espaço o tempo todo! Nem todas as informações são públicas e é fácil se deixar levar pela mania de perseguição, mas os satélites também são responsáveis por diversas funções que já fazem parte do nosso dia-a-dia: geolocalização, retransmissão de ondas (sinais de rádio, televisão, celular, internet…), monitoramento de certas áreas do globo, fotografias em luz natural, raio-X, infravermelho, etc, etc, etc. Alguns deles são tão grandes que é possível observá-los cruzando o céu em noites com pouca luz.
Quem mora longe dos grandes centros urbanos provavelmente já viu ao menos um. É bonito, parece uma estrela cadente muito lenta e gigante que cruza o céu inteiro.
4 -- Ondas de rádio e televisão
No livro Contato, do astrofísico Carl Sagan, alienígenas captaram o discurso de Hitler nas Olimpíadas de Berlim em 1936 e vieram até o nosso planeta bater um papinho. Até onde sabemos, isso não aconteceu de verdade. Ainda.
A atmosfera terrestre bloqueia emissões de rádio de frequências abaixo de 10 MHz e acima de 10 GHz. Porém, as bandas VHF, UHF e microondas estão entre essas duas frequências e escapam para o espaço – teoricamente, para sempre. As ondas que vagam pelo espaço são uma evidência clara da existência de vida na Terra e poderiam ser captadas por alienígenas que passassem por perto.
Nós só estamos produzindo sinais de rádio e TV fortes o suficiente para ultrapassar a atmosfera há 60 anos, o que significa que apenas ETs a no máximo 60 anos luz daqui poderiam captar nossas emissões radiofônicas e televisivas.
3 -- Discos dourados que explicam como é a vida aqui na Terra
Em 2011, dois discos de cobre banhados a ouro contendo 116 imagens e diversos sons da Terra alcançaram o “espaço aberto”, ou seja: saíram dos domínios do sistema solar. As naves Voyager 1 e 2, enviadas em 1977 e que viajam com os discos, são dois dos artefatos humanos que mais se afastaram da Terra até hoje.
Os chamados Golden Records contêm informações da Terra destinadas às formas de vida inteligentes existentes fora do nosso planeta. Sua concepção e seleção de informações foram feitas pelo famoso astrofísico Carl Sagan (ele de novo) e equipe. As imagens foram codificadas de forma analógica, compostas de 512 linhas verticais. Já as informações auditivas estão gravadas nos discos como em um disco de vinil e há instruções imagéticas de como fazê-lo funcionar. Será que eles entendem?
2 -- Lixo espacial
Não contentes em poluir nosso próprio planeta, também deixamos rastros de sujeira pelo espaço. Segundo a Nasa, há cerca de 500 mil resíduos humanos sem função alguma girando ao redor da Terra a mais de 7 mil km/h. Deve existir muito mais lixo por aí, espalhado por órbitas de outros planetas ou simplesmente vagando pelo espaço, resultado das missões que começaram na segunda metade do século passado.
A sujeira não é só feia, mas também perigosa. Em outubro do ano passado, um satélite de pesquisas inativo da Nasa quase colidiu com uma estação espacial com 6 tripulantes. Os astronautas conseguiram deslocar a nave a tempo, mas foi por pouco.
1 -- Bolas de golfe
De todas as tranqueiras que mandamos para o espaço, essas são as mais curiosas. Em 1971, durante a terceira missão bem sucedida até a Lua, o astronauta Alan Shepard mandou duas bolas de golfe literalmente para o espaço. Alan era golfista nas horas vagas e decidiu que seria uma boa ideia tentar umas tacadinhas pela Lua.
Infelizmente, elas não correm o risco de aterrissarem no prato de sopa de algum alien. Segundo o próprio astronauta, a primeira bola foi um fail: ela rolou para dentro de uma cratera a uns 36 metros de distância. Já a segunda, “aqui [na Terra], ela teria ido uns 27 metros, mas pelo fato de não haver atmosfera lá [na Lua], a bola voou por uns 180 metros”.

Fonte: Livia Aguiar (Revista Superinteressante).

terça-feira, 7 de junho de 2011

Onde há amizade e solidariedade, não há lugar para bullying.

Notícias sobre bullying, intolerância e violência nas escolas são assuntos recorrentes nas mídias, até aqui no sedentário esse tema deu bastante repercussão com o caso Casey Heynes. E é por isso que não podemos deixar de postar um caso de solidariedade emocionante como esse que vai totalmente numa direção oposta.

O estudante Arthur Gonçalves descobriu há dois meses que tinha um raro tipo de câncer, denominado “Sarcoma de Ewing”. Ele foi homenageado pelos colegas de classe, que rasparam a cabeça. O estudante Lucas Ataíde Avelino, 17 anos,idealizador do movimento revelou que o amigo ficou com as “pernas tremendo” ao descobrir que a maioria dos alunos da sala onde estuda tinha feito o gesto em solidariedade a ele.



Extraído do blog Sedentario

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Verde Que Te Quero Ver-te

É pessoal, parece que agora sai a construção da nossa escola.  O Prof. Francisco Carlos (Secretário da Cidadania) juntamente com a Prof.ª Ieda Chaves (Gerente da Educação) visitaram a escola ontem e aproveitaram a ocasião para anunciar a construção da nova sede da nossa escola. Hoje recebemos o pessoal da SEDETEMA que fizeram as medições do terreno para preparar a planta baixa. To botando fé no negócio. Ahhhh, o título da postagem depois eu explico, jejejejeje!!!!

No lume da fogueira numa noite de forró...

Pamonha, canjica, bolo de milho, pé de moleque, bandeirinhas, fogueira, chapéu de palha, sanfona e arraiá. Sim, estamos falando de festa junina. E já estamos preparando o nosso arraiá. Nossa festa está garantida pessoal.