segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Palestra Saúde Bucal


Hoje o Cirurgião-Dentista Dr. Marcello Victor proferiu palestra para a turma do 6º ano mostrando como o cuidado com a higiene bucal é fundamental não só para os dentes e boca, mas para o corpo todo. Dr. Marcello Victor explicou aos alunos que criar uma rotina de higiene bucal significa desenvolver ações simples para manter a boca e os dentes limpos. Faz parte da higiene bucal escovar os dentes, passar fio dental, usar elixir bucal e, é claro, consultar o dentista frequentemente para verificar se não há nenhum problema. 



quarta-feira, 23 de outubro de 2013

PARABÉNS LARISSA RAQUEL


Parabéns a aluna LARISSA RAQUEL CAMPOS que foi escolhida na CONFERÊNCIA ESTADUAL INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE que aconteceu em São José de Mipibú nos dias 22 e 23 de outubro, para ser uma das representantes do RN na etapa nacional em Brasília. O projeto defendido pela aluna teve o Tema FOGO e o subtema “O Uso Sustentável da Energia na Escola e na Comunidade”. O projeto desenvolvido pela aluna teve a orientação da Supervisora Elisabeth Marques.

quadrinho MA


Trabalho apresentado pela aluna Larissa Raquel na II Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, em São José de Mipibú - RN

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Escola Verde




  • 06 Salas de aula 
  • 01 Sala de AEE
  • 01 Laboratório de Informática
  • 01 Biblioteca
  • Auditório 
  • Área esportiva 
  • e muito mais.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

DIA DO PROFESSOR

Em alguns países há um dia especial para os professores. Em alguns deles é feriado enquanto que em outros são realizadas apenas comemorações em dias úteis.

No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como "Caetaninho". O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias"

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor

Educar é um dom concebido aqueles que antes de tudo aprenderam a se doar, o magistério é uma eterna doação de amor, de conhecimento, de experiências de vida. A todos os doadores incondicionais aos quais chamamos de professores, nossos votos de muitas felicidades neste dia 15 de outubro." (Luis Alves)

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Não maltrate os animais




Hoje entregamos no Lar da Criança Pobre de Mossoró três filhotes de cachorro que foram abandonados na Escola Municipal Genildo Miranda. Para quem não sabe, o Lar da Criança Pobre de Mossoró além de educar e cuidar de crianças de forma exemplar, também cuida de animais abandonados. 

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Saiba por que caixas de pizza não são recicláveis

Óleo e gordura da pizza dificultam processo de reciclagem do papelão das caixas. Mas há alternativas.

Você sabia que em muitos lugares não é permitido o descarte de caixas de pizza em lixeiras ecológicas? Isso deve parecer loucura, afinal de contas, essas caixas são feitas de papelão, que, até onde se sabe, é reciclável (saiba mais aqui). Mas não é no papelão que está o problema. É na pizza.
O que inutiliza as embalagens, na verdade, são os condimentos, como o óleo (gordura) e o queijo - que se impregnam no papelão. Quando uma embalagem de papelão abriga qualquer alimento que possa manchá-la com gordura (ou algo do tipo), ela deixa de ser apropriada para reciclagem. Já reparou que nos restaurantes fast-food não há lixeiras ecológicas? Pois é, apesar de muitas caixas desses alimentos aparecerem com aquele símbolo indicando a possibilidade de reciclagem, pode ter certeza de que essa informação não aparece nem nas letras miúdas.
A razão pela qual a reciclagem nestas condições fica impraticável é simples: logo quando começamos a aprender química no ginásio, a primeira lição que o/a professor(a) nos ensina é que água e óleo não se misturam. Em outras palavras, o processo de reciclagem do papel consiste em misturá-lo com água e formar uma pasta que, depois  de seca, transforma-se em uma nova folha ou embalagem. Com o óleo presente nas caixas de pizza, fica impossível formar essa pasta.
Mas, como sabemos bem, a pizza é uma solução e não um problema. Mesmo que você seja daquelas pessoas que gostam de reciclar tudo, ler essa matéria não deve tornar a caixa de pizza uma vilã para você.  É possível reciclar uma embalagem de pizza, sim! Basta separar as partes da caixa que não foram manchadas pela gordura, como a superfície.
Além da reciclagem, existem várias utilidades para essas caixas. No caso das caixas de pizza congeladas (que não tem o problema do óleo, apesar de fazerem mal à saúde), pode-se usar a criatividade ou enviá-la direto para a reciclagem. Já nos casos das caixas comuns, é possível separar a superfície para criar outras embalagens. Inclusive, a eCycle já publicou diversas matérias mostrando iniciativas em que o papelão reciclado foi utilizado (veja mais aqui).
Confira, no vídeo como reutilizar uma caixa de pizza para fazer embalagens para presentes!
Extraído do blog eCycle