quinta-feira, 4 de julho de 2013

Palestra Alimentação Saudável

Hoje pela manhã foi realizada a Palestra Alimentação Saudável pela Enfermeira Josélia Maria, da UBS Elias Honorato,  da localidade de Alagoinha.

A palestra faz parte do ciclo de palestras programadas para o ano de 2013.



Boa Alimentação é sinônimo de vida saudável.

Obesidade é uma doença crônica multifatorial, na qual a reserva natural de gordura aumenta até o ponto em que passa a estar associada a certos problemas de saúde. É resultado do balanço energético positivo, ou seja, a ingestão alimentar é superior ao gasto energético. É consequência das mudanças no estilo de vida moderno como falta de tempo e estresse (ou stress) e dos hábitos alimentares: comidas prontas, alimentos industrializados ricos em colesterol e gorduras saturadas. Apesar de se tratar de uma condição clínica individual, é vista, cada vez mais, como um sério e crescente problema de saúde pública: o excesso de peso predispõe o organismo a uma série de doenças, em particular doença cardiovascular, diabetes mellitus tipo 2, apneia do sono e osteo-artrite.
Desde a década passada (2004), na Assembleia Mundial de Saúde (OMS) que o Brasil vem propondo ações e políticas de alimentação saudável e práticas de atividades físicas frequente. Prevenir erros na alimentação e combater o sedentarismo “evita doenças degenerativas e cardiovasculares”. 
Alimentação equilibrada é aquela que fornece para o nosso corpo todos os nutrientes que ele necessita para o bom funcionamento da nossa mente e corpo mantendo a nossa saúde. A alimentação deve conter variedades de alimentos para que satisfaça todas as necessidades do corpo. Os nutrientes que o nosso corpo necessita são as proteínas, carboidratos, vitaminas, sais minerais, gorduras, fibras e água. O importante não é a quantidade e sim a qualidade do alimento, seu valor energético e nutricional. Comer bem não é comer demais.
Os alimentos que mais devemos consumir para manter uma alimentação equilibrada são os cereais de preferência os integrais, pães, pois estes são os que fornecem energia e calor para o corpo, depois as hortaliças, vegetais e as frutas, pois esses fornecem todas as vitaminas, sais minerais e fibras que necessitamos. Os leites, iogurtes e queijos, carnes, aves, peixes, ovos, feijão, nozes que são os alimentos fonte de proteínas e minerais. Pratos coloridos e variados: os alimentos mais coloridos são ricos em substancias essenciais para a saúde, o colorido dos alimentos contêm diferentes combinações de substâncias conhecidas como antioxidantes e outros compostos bioativos fundamentais para a saúde. Também devemos consumir os óleos como o azeite que é uma gordura boa para o nosso corpo. Esses são alimentos que podem ser consumidos em uma quantidade boa para uma alimentação equilibrada.
Devemos evitar os óleos de soja, de algodão, de amendoim, também os doces e as gorduras. Pois esses não são tão benéficos a nossa saúde. E nunca devemos esquecer-nos de consumir no mínimo 2 litros de água por dia, nem pular nenhuma refeição. Devemos ingerir alimentos em intervalos de 3 a 4 horas para evitar comer demasiado. A sensação de forme estimula a comer mais do que o necessário.

 A mastigação correta, a contração muscular serve de estímulo à liberação de substâncias responsáveis pela sensação de saciedade. Antes de engolir a comida, abra e feche o maxilar por pelo menos 30 vezes em cada ida do talher aos lábios. Isso vale, principalmente, para os alimentos sólidos. Tenha calma na hora da refeição. O intervalo entre uma garfada e outra deve ser de aproximadamente 20 segundos e deve ser em ambiente agradável e tranquilo. Mais do que a quantidade de dentadas, a maneira como a comida é distribuída dentro da boca pode diminuir o apetite. O contato do alimento com toda a cavidade bucal é importante para gerar saciedade. Por isso, a dica é usar a língua para dividir o alimento entre os dois cantos da boca. Ao longo da mastigação, reveze-os de lugar. 
Nunca devemos:
Ultrapassar os horários das refeições – fome excessiva;
Comer chocolates, biscoitos recheados ou salgados, bolos e doces;
Lanchar na frente do computador ou da tv;
Deixar de beber água ou beber em pouca quantidade (inferior a 2l diários);
Abusar do café;
Consumir bebidas alcoólicas;
Usar temperos industrializados;


Nenhum comentário:

Postar um comentário