PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA EXECUTIVA PEDAGÓGICA
ESCOLA MUNICIPAL GENILDO MIRANDA
GINCANA
VIRTUAL (AUTOESTIMA/CRIATIVIDADE/FOLCLORE) EM RAZÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL
CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID – 19.
- Público alvo: alunos e alunas do 6º Ano ao 9º Ano
- Equipe de professores: Antônio Eugênio, Antônio Pinheiro, Diego Moreira, Hugo Arnaud, Maria Lívia, Sussana Silva.
- Comissão organizadora: Elisabeth Marques, Marleide Cunha, José Lima
- Direção: Thelys Ramom
JUSTIFICATIVA:
Em
tempos de isolamento social em razão da pandemia provocada pelo Corona vírus
(Covid-19), o Projeto Gincana Virtual, propõe, promover de maneira criativa,
durante todo o mês de agosto, uma gincana virtual com os alunos e seus
familiares, tendo em vista elevar a autoestima destes, além de estimular a
criatividade, motivação e manter vivo o aspecto cultural e folclórico do nosso
país, estado e região.
O folclore é a ciência das tradições e usos
populares; é constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de
geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e
superstições, que se transmite por meio de lendas, contos, provérbios, canções,
danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas
e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais
que nasceram e se desenvolveram com o povo.
O objetivo da realização desse projeto é
reconstruir histórias e memórias da nossa tradição, como também motivar aos
alunos a fazerem as atividades propostas de forma dinâmica e lúdica. Em tempo
de pandemia percebeu-se os alunos um pouco desmotivados para desempenhar as
atividades escolares, então para ajudar nesse processo do ensino-aprendizagem
decidimos realizar uma gincana, pois a mesma é considerada divertida e promove
companheirismo e espírito esportivo entre os participantes do evento.
A gincana virtual será dívida em etapas. Inicialmente, marcaremos uma reunião virtual com todos os alunos e equipe escolar. Nessa reunião conversaremos sobre como será a gincana e suas regras. Nesse momento será explicado que cada professor ficará responsável em auxiliar uma parte dos alunos. Então dividiremos o número de alunos em partes iguais para a responsabilidade de cada professor. Para o desenvolvimento deste projeto estão previstas atividades como desafios, criação de vídeos sobre temas a serem sugeridos/definidos pela coordenação da gincana, como depoimentos, documentários, etc.
ÁREAS
CONTEMPLADAS: Físico, Social, Intelectual e Afetiva.
OBJETIVOS:
OBJETIVO
GERAL:
Valorizar
e relembrar as manifestações da cultura popular brasileira, como também
desenvolver ações que incentivem a elevação da autoestima e da motivação dos
alunos.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS:
- Pesquisar a importância e a influência do
folclore na educação.
- Reconstruir o folclore em nível local,
regional e nacional.
- Desenvolver o processo de leitura e escrita em
atividades contextualizadas.
- Desenvolver a expressão
artística e corporal.
- Desenvolver atividades diversas para melhorar a motivação e a
autoestima dos alunos.
·
Despertar nos discente a criatividade, valorizando seus talentos
artístico e habilidades, assim motivando a autoestima.
METODOLOGIA
Inicialmente será feita uma reunião pelo meet com os alunos, pais e equipe escolar, além de ser enviado áudios nos grupos dos alunos, orientando sobre inscrições, para a participação da gincana e demais detalhes. Neste momento será explicado sobre a gincana, como será feita, regras e divisão de equipes. As equipes serão divididas em números iguais de alunos e cada equipe terá um professor orientador para auxiliá-los no que for preciso. Será entregue para os professores discutirem com os alunos as tarefas a serem realizadas por todos. Essas tarefas deverão ser realizadas juntamente com os professores para no dia da culminância serem apresentadas para todos. A gincana será realizada por meio de tarefas preestabelecidas e tarefas surpresas (relâmpago).
CRONOGRAMA
DE ATIVIDADES
Ø Elaboração
do projeto da gincana pela Comissão Organizadora;
Ø Apresentação do Projeto da gincana para a equipe,
alunos e familiares;
Ø Criação das equipes, que serão divididas em
número de alunos iguais para cada professor responsável;
TAREFAS
PREESTABELECIDAS:
Ø Mural
e recitação - parlenda, proverbio, ditos populares, trovas populares e
trava-língua - cada equipe fará o mural e recitação (explicar cada item do
mural).
Pontuação:
200 pontos para o melhor trabalho e os demais trabalhos terão 50 pontos de
participação.
Ø Festival
de adivinhas. Cada equipe fará 3 adivinhas para outra equipe adivinhar. A
equipe que fará as adivinhas escolherá qual equipe irá responder.
Pontuação: 50 pontos para quem acertar todas
as adivinhas.
Ø Dança
folclórica.
Pontuação:
50 pontos para quem cumprir a tarefa e 200 pontos para a melhor apresentação.
Ø Apresentação
teatral de uma lenda. Os familiares podem participar.
Pontuação:
50 pontos para quem cumprir a tarefa e 200 pontos para a melhor apresentação.
Ø Garota
e garoto do folclore.
Pontuação:
50 pontos para quem cumprir a tarefa e 200 pontos para o mais criativo.
Ø Produção
de pratos típicos. Faz o prato e explica a história e a receita dessa comida.
Pontuação:
100 pontos. Tarefa cumprida.
Ø Produção
de um vídeo com uma entrevista a alguém (a distância) da área de saúde sobre autoestima,
motivação e o que é necessário para se conseguir tais coisas na vida - máximo 5
minutos e mínimo 2 minutos.
Pontuação: 100 pontos. Tarefa cumprida.
Ø História
com personagens folclóricos. Uma equipe escolhe 4 personagens folclóricas e a
outra equipe solicitada vai criar uma história (improvisada) utilizando esses
personagens.
Pontuação:
100 pontos para a melhor história e 50 pontos para as demais equipes pela
tarefa cumprida.
Ø A
equipe deverá elaborar uma paródia abordando o tema: covid19, devido ao
grande problema que enfrentamos atualmente. As equipes estarão livres para
escolher sobre em que vai focar: quarentena, sintomas do covid19, importância
do isolamento, descaso de autoridades e da própria população, número de mortes,
etc.
Pontuação:
100 pontos.
TAREFAS SURPRESAS/RELÂMPAGO
1. (50 pontos)
2.
(50 pontos)
3.
(50 pontos)
4.
(50 pontos)
5. (50 pontos)
REGRAS
- Só poderão participar alunos
da escola e seus familiares;
·
Todos os membros das equipes deverão aparecer
em pelo menos uma prova para ser identificado como membro da equipe e para
pontuar.
- A quantidade de alunos será dividida em partes
iguais por equipes;
- Cada equipe deverá ter um
líder, que sempre vai estar em contato com a equipe organizadora;
- Todas as equipes são iguais
perante a organização da Gincana;
- A organização e a
apresentação de cada equipe são de responsabilidade de seus componentes e
seus professores responsáveis;
- É reservado o direito à
Comissão Organizadora de interferir quando de alguma forma a organização e
a apresentação de uma equipe ferirem ou ameaçarem os interesses ou o bom
andamento do evento;
- A equipe que provocar a
desarmonia ou mesmo apenas ameaçar a citada harmonia sofrerá punições
cabíveis;
- As equipes deverão manter
tratamento cordial entre seus componentes, bem como com a população em geral
e a organização do evento;
- A organização da Gincana é
soberana em suas decisões, avaliando o regulamento sobre causas e feitos
provocados por equipes participantes.
- Os casos omissos serão decididos
pela comissão.
CULMINÂNCIA
Será realizada no dia 31/08/2020 por meio do google meet com
a participação dos alunos, pais e equipe escolar.
AVALIAÇÃO
A avaliação
será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.
PREMIAÇÃO
Serão contabilizados pontos em todas as disciplinas pelas
atividades desenvolvidas.
1º lugar:
2º lugar:
3º lugar:
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Espera-se que com este projeto possamos contribuir com o
desenvolvimento da competência colaborativa entre os educandos, através do
trabalho em equipe.
Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar
individualmente e pode contribuir para melhorar nosso desempenho social como
ser humano. Pretende-se também motivar os alunos a desenvolver os trabalhos e
assim mostrar para eles que são capazes de realizar atividades propostas, basta
se dedicar. Assim sendo, a autoestima também será ativada.
REFERÊNCIAS
https://br.pinterest.com/pin/604186106230954705 acesso em
05/08/2020
https://www.educacaoetransformacao.com.br/projeto-folclore/ acesso em
05/08/2020
https://mirialima.files.wordpress.com/2010/08/projeto_folclore.pdf acesso em
09/08/2020
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