quinta-feira, 3 de setembro de 2020

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE MOSSORÓ

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO  

GERÊNCIA EXECUTIVA PEDAGÓGICA

ESCOLA MUNICIPAL GENILDO MIRANDA

 

                                                                                                                       

GINCANA VIRTUAL (AUTOESTIMA/CRIATIVIDADE/FOLCLORE) EM RAZÃO DO ISOLAMENTO SOCIAL CAUSADO PELA PANDEMIA DA COVID – 19.



  • Público alvo: alunos e alunas do 6º Ano ao 9º Ano
  • Equipe de professores: Antônio Eugênio, Antônio Pinheiro, Diego Moreira, Hugo Arnaud, Maria Lívia, Sussana Silva.
  • Comissão organizadora: Elisabeth Marques, Marleide Cunha, José Lima
  • Direção: Thelys Ramom

JUSTIFICATIVA:

Em tempos de isolamento social em razão da pandemia provocada pelo Corona vírus (Covid-19), o Projeto Gincana Virtual, propõe, promover de maneira criativa, durante todo o mês de agosto, uma gincana virtual com os alunos e seus familiares, tendo em vista elevar a autoestima destes, além de estimular a criatividade, motivação e manter vivo o aspecto cultural e folclórico do nosso país, estado e região.

O folclore é a ciência das tradições e usos populares; é constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmite por meio de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

O objetivo da realização desse projeto é reconstruir histórias e memórias da nossa tradição, como também motivar aos alunos a fazerem as atividades propostas de forma dinâmica e lúdica. Em tempo de pandemia percebeu-se os alunos um pouco desmotivados para desempenhar as atividades escolares, então para ajudar nesse processo do ensino-aprendizagem decidimos realizar uma gincana, pois a mesma é considerada divertida e promove companheirismo e espírito esportivo entre os participantes do evento.

A gincana virtual será dívida em etapas. Inicialmente, marcaremos uma reunião virtual com todos os alunos e equipe escolar. Nessa reunião conversaremos sobre como será a gincana e suas regras. Nesse momento será explicado que cada professor ficará responsável em auxiliar uma parte dos alunos. Então dividiremos o número de alunos em partes iguais para a responsabilidade de cada professor.  Para o desenvolvimento deste projeto estão previstas atividades como desafios, criação de vídeos sobre temas a serem sugeridos/definidos pela coordenação da gincana, como depoimentos, documentários, etc.




ÁREAS CONTEMPLADAS: Físico, Social, Intelectual e Afetiva.

OBJETIVOS:

OBJETIVO GERAL:

Valorizar e relembrar as manifestações da cultura popular brasileira, como também desenvolver ações que incentivem a elevação da autoestima e da motivação dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Pesquisar a importância e a influência do folclore na educação.
  • Reconstruir o folclore em nível local, regional e nacional.
  • Desenvolver o processo de leitura e escrita em atividades contextualizadas.
  • Desenvolver a expressão artística e corporal.
  • Desenvolver atividades diversas para melhorar a motivação e a autoestima dos alunos.

·         Despertar nos discente a criatividade, valorizando seus talentos artístico e habilidades, assim motivando a autoestima.

METODOLOGIA

Inicialmente será feita uma reunião pelo meet com os alunos, pais e equipe escolar, além de ser enviado áudios nos grupos dos alunos, orientando sobre inscrições, para a participação da gincana e demais detalhes. Neste momento será explicado sobre a gincana, como será feita, regras e divisão de equipes. As equipes serão divididas em números iguais de alunos e cada equipe terá um professor orientador para auxiliá-los no que for preciso. Será entregue para os professores discutirem com os alunos as tarefas a serem realizadas por todos. Essas tarefas deverão ser realizadas juntamente com os professores para no dia da culminância serem apresentadas para todos. A gincana será realizada por meio de tarefas preestabelecidas e tarefas surpresas (relâmpago).


CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Ø  Elaboração do projeto da gincana pela Comissão Organizadora;

Ø  Apresentação do Projeto da gincana para a equipe, alunos e familiares;

Ø   Criação das equipes, que serão divididas em número de alunos iguais para cada professor responsável;

 

TAREFAS PREESTABELECIDAS:

Ø  Mural e recitação - parlenda, proverbio, ditos populares, trovas populares e trava-língua - cada equipe fará o mural e recitação (explicar cada item do mural).

Pontuação: 200 pontos para o melhor trabalho e os demais trabalhos terão 50 pontos de participação.

Ø  Festival de adivinhas. Cada equipe fará 3 adivinhas para outra equipe adivinhar. A equipe que fará as adivinhas escolherá qual equipe irá responder.

Pontuação: 50 pontos para quem acertar todas as adivinhas.

Ø  Dança folclórica.

   Pontuação: 50 pontos para quem cumprir a tarefa e 200 pontos para a melhor apresentação.

Ø  Apresentação teatral de uma lenda. Os familiares podem participar.

   Pontuação: 50 pontos para quem cumprir a tarefa e 200 pontos para a melhor apresentação.

Ø  Garota e garoto do folclore.

  Pontuação: 50 pontos para quem cumprir a tarefa e 200 pontos para o mais criativo.

Ø  Produção de pratos típicos. Faz o prato e explica a história e a receita dessa comida.

Pontuação: 100 pontos. Tarefa cumprida.

Ø  Produção de um vídeo com uma entrevista a alguém (a distância) da área de saúde sobre autoestima, motivação e o que é necessário para se conseguir tais coisas na vida - máximo 5 minutos e mínimo 2 minutos.

Pontuação: 100 pontos. Tarefa cumprida.

Ø  História com personagens folclóricos. Uma equipe escolhe 4 personagens folclóricas e a outra equipe solicitada vai criar uma história (improvisada) utilizando esses personagens.

Pontuação: 100 pontos para a melhor história e 50 pontos para as demais equipes pela tarefa cumprida.

Ø  A equipe deverá elaborar uma paródia abordando o tema: covid19, devido ao grande problema que enfrentamos atualmente. As equipes estarão livres para escolher sobre em que vai focar: quarentena, sintomas do covid19, importância do isolamento, descaso de autoridades e da própria população, número de mortes, etc.

Pontuação: 100 pontos.

TAREFAS SURPRESAS/RELÂMPAGO

1. (50 pontos)

2. (50 pontos)

3. (50 pontos)

4. (50 pontos)

5. (50 pontos)

REGRAS

  • Só poderão participar alunos da escola e seus familiares;

·         Todos os membros das equipes deverão aparecer em pelo menos uma prova para ser identificado como membro da equipe e para pontuar.

  •  A quantidade de alunos será dividida em partes iguais por equipes;
  • Cada equipe deverá ter um líder, que sempre vai estar em contato com a equipe organizadora;
  • Todas as equipes são iguais perante a organização da Gincana;
  • A organização e a apresentação de cada equipe são de responsabilidade de seus componentes e seus professores responsáveis;
  • É reservado o direito à Comissão Organizadora de interferir quando de alguma forma a organização e a apresentação de uma equipe ferirem ou ameaçarem os interesses ou o bom andamento do evento;
  • A equipe que provocar a desarmonia ou mesmo apenas ameaçar a citada harmonia sofrerá punições cabíveis;
  • As equipes deverão manter tratamento cordial entre seus componentes, bem como com a população em geral e a organização do evento;
  • A organização da Gincana é soberana em suas decisões, avaliando o regulamento sobre causas e feitos provocados por equipes participantes.
  • Os casos omissos serão decididos pela comissão.

CULMINÂNCIA

Será realizada no dia 31/08/2020 por meio do google meet com a participação dos alunos, pais e equipe escolar.

AVALIAÇÃO

A avaliação será feita através da participação contínua durante as atividades propostas.

 

PREMIAÇÃO

Serão contabilizados pontos em todas as disciplinas pelas atividades desenvolvidas.

1º lugar:

2º lugar:

3º lugar:

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Espera-se que com este projeto possamos contribuir com o desenvolvimento da competência colaborativa entre os educandos, através do trabalho em equipe.

Trabalhar em equipe é mais divertido do que trabalhar individualmente e pode contribuir para melhorar nosso desempenho social como ser humano. Pretende-se também motivar os alunos a desenvolver os trabalhos e assim mostrar para eles que são capazes de realizar atividades propostas, basta se dedicar. Assim sendo, a autoestima também será ativada.

 

REFERÊNCIAS

https://br.pinterest.com/pin/604186106230954705  acesso em 05/08/2020

https://www.educacaoetransformacao.com.br/projeto-folclore/   acesso em 05/08/2020

https://mirialima.files.wordpress.com/2010/08/projeto_folclore.pdf  acesso em 09/08/2020


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