No dia 11 de agosto, é
comemorado, no Brasil, o Dia do Estudante. Essa comemoração acontece desde o
ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu cem anos antes, isto
é, em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de
1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras
faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a
Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo.
“O brincar é uma das formas privilegiadas de as crianças se expressarem, se
relacionarem, descobrirem, explorarem, conhecerem e darem significado ao
mundo, bem como de construírem sua própria subjetividade, constituindo-se
como sujeitos humanos em determinada cultura. É, portanto, uma das
linguagens da criança e, como as demais, aprendida social e culturalmente.”
(FARIA E SALLES, 2007, p. 70)
Jogos de tabuleiro |
"O lúdico
está relacionado com a vida e desta forma está relacionado com o desenvolvimento
do ser humano, principalmente no período da infância. No caso do desenvolvimento
infantil (o psicológico, o físico, o social e o cognitivo) seu alicerce está no lúdico.
Para Marcellino (1989) é por meio do lúdico que a criança consegue se expressar. Sempre
houve a utilização de jogos e brincadeiras na escola, principalmente na
educação infantil,
para que a criança se desenvolva e aprenda. E, com base nisto, o autor traz que
é por meio da
atividade lúdica que ocorre a integração entre o desenvolvimento da criança e o desenvolvimento
educacional", observa Michele Maria de Jesus.
Em nossa cidade e, por
conseguinte em nossa unidade escolar, não poderia ser deixado de lado esta data
tão importante para os alunos e até mesmo para os próprios professores. Por
isto, a Escola Municipal Genildo Miranda, no Sítio Lajedo, Mossoró, proporcionou
aos alunos um dia diferente de aprendizado e lazer, com atividades envolvendo o
corpo docente e demais funcionários. Brincadeiras, atividades esportivas e
culturais foram desenvolvidas durante o turno matutino, nas dependências da
escola.
Alunos praticando voleibol. |
Em um primeiro momento, no
pátio externo, o professor Luís Vitorino coordenou um mini torneio de vôlei, com
equipes formadas por alunos de turmas diferentes, proporcionando uma melhor
interação entre os mesmos. Na sala de aula do 9º ano, o professor Hugo Arnaud
promoveu uma disputa de jogos de vídeo game, onde alunos com necessidades
especiais puderam compartilhar experiências novas. Na sala do 6º ano A, jogos
de tabuleiro como Xadrez e Dama fizeram os alunos utilizar o raciocínio lógico
e colocar em prática teorias vistas em sala de aula para ganhar as partidas. Na
sala do 6º ano B, os alunos tiveram a oportunidade de desfrutar de uma
autentica sala de cinema, onde foram exibidos filmes de sucesso, Nacionais e
Internacionais, destacando a cultura Brasileira e Nordestina, ao explorar a
obra de Aryano Suassuna, com o clássico “O Auto da Compadecida”, e temas
atuais, como a escassez de recursos naturais como a água, no filme “Mad Max”. Houve um intervalo para o lanche, e após, os
alunos retornaram as atividades recreativas, que se encerraram às 11h20min.
Cinema na escola |
O resultado do evento foi
positivo, tendo em vista a repercussão entre os alunos, e a avaliação
satisfatória feita pelos mesmos e pelos professores envolvidos no projeto.
Por Antônio Pinheiro Neto (Prof. Língua Inglesa)
ANEXOS:
Referências:
FARIA, Vitória & SALLES, Fátima. Currículo na Educação Infantil. Diálogo com os
demais elementos da Proposta Pedagógica. (Percursos). São Paulo: Editora Scipione, 2007,
p. 70 – 76.
JESUS, Michele Maria de. O Lúdico no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, São Paulo: Universidade Presbiteriana
Mackenzie, 2011.
www.brasilescola.com.br Acessado em: 11 de agos. de
2015.
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