quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Aula de Campo – Trilha dos polinizadores

O município de Mossoró está cravado na região do semiárido nordestino, onde as vulnerabilidades climáticas limitam muito as atividades econômicas para os moradores dessa região, principalmente os que necessitam diretamente dos recursos naturais para extrair seu sustento. Sendo a nossa escola situada numa comunidade rural, atendendo a alunos oriundos de assentamentos, decidimos desenvolver este projeto.  Pois acreditamos que a Apicultura apresenta-se como uma alternativa para o desenvolvimento dessas áreas áridas uma vez que, consistem em técnicas de criação, manejo e comercialização de produtos apícolas. Esta atividade é extremamente viável para a agricultura familiar em decorrência dos baixos custos empregados na criação destas abelhas e do elevado valor de mercado, principalmente do mel. 
Atualmente, estudos destacam o grande valor das abelhas como agentes polinizadores de diversos cultivos. É possível aumentar a produtividade de muitas culturas agrícolas utilizando as abelhas como agentes polinizadores.
Ao inserir essas informações no currículo dos nossos alunos, temos a intenção de divulgar a importância dessa atividade, mostrando que ela pode constituir uma ferramenta de melhoria da qualidade de vida da comunidade já que se trata de uma espécie que faz parte do seu cotidiano. Além disso, pretendemos mostrar as potencialidades dessas atividades como alternativa sustentável para o semiárido e também como forma de valorizar as nossas matas nativas, formar agentes multiplicadores e incentivar o uso sustentável dos recursos naturais.  Para a realização dessa atividade contaremos com a parceria do CETAPIS/UFERSA. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário