A leitura deve estar presente em todas as atividades escolares. Torná-la hábito é um dever de todos. Vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender e interpretar um texto em História, Geografia e Ensino Religioso, disciplinas, com as quais leciono.
Revista Caminho da Paz, OneHope/AMME. |
Anderson Dias, aluno do 8º Ano |
Partindo deste pressuposto, a leitura enquanto hábito leva o ser humano a se transportar para o desconhecido, descobrir outros mundos. Através da leitura podemos entender a realidade que nos cerca e acrescentar vida ao sabor da existência.
Alunos do 8º Ano em momento de leitura e exercício da escrita. |
Foi pensando nesta perspectiva, que passei a adotar a leitura intensiva em minhas aulas sempre inciando e contando com a participação dos educandos. Para que o processo de ensino-aprendizagem solidifique é necessário uma relação mais próxima e efetiva de todas as disciplinas existentes na grade curricular.
A cada disciplina ministrada por mim foram inseridos textos complementares que tem como objetivos:
- Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
- Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas;
- Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura (imagens, textos, vídeos etc) na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita;
- Estimular o desejo de novas leituras;
- Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
- Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens;
- Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
José Lima Dias Júnior, professor de História, Geografia (8º e 9º Ano) e Ensino Religioso (8º e 9º Ano).
Parabéns professor pelo trabalho desenvolvido. Assumindo assim que a leitura e a escrita deve ser compromisso de todos os componentes curriculares.
ResponderExcluir